Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Usuários utilizam aplicativos para adicionar nono dígito automaticamente

No Acre, os números de celulares ganharam o nono dígito neste domingo, 29. Agora é preciso incluir o ‘9’ antes de cada número para conseguir completar as ligações. Para atualizar a agenda de contatos, usuários utilizam aplicativos que alteram o nono dígito automaticamente em toda a lista de contatos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a medida em dezembro de 2015, porém os usuários têm até setembro para se adaptar a mudança. Após o prazo estipulado pela Agência, não será possível realizar ligações para números de oito dígitos.

Além do Acre, Rondônia (69), Distrito Federal (61), Goiás (62,64 e 65), Tocantins (63), Mato Grosso (66) e Mato Grosso do Sul (67) também aderiram à mudança.

O estudante Rodrigo Alves, de 27 anos, afirma que utilizou um aplicativo que a operadora que utiliza disponibilizou para fazer a alteração em sua agenda de contatos. “Hoje em dia a tecnologia facilita tudo”, disse.

Alves acredita que a mudança é uma forma de padronizar a telefonia móvel. “Além de fazerem essa padronização, deveriam melhorar um pouco mais o serviço de telefonia, pois há reclamações em todos os lugares do país”, opinou o estudante.

Segundo a Anatel, a inclusão do nono dígito vai aumentar a disponibilidade de telefones móveis no Brasil, afinal a demanda não para de crescer. Além de dar continuidade ao processo de padronização da marcação de chamadas.

Para o auxiliar técnico Pablo Charife, de 28 anos, diz que o processo de mudança é “chato”, mas necessário. “Esta sendo feito para que haja uma maior disponibilidade de números, já que hoje até criança tem um aparelho de celular. Não acho que vá mudar muito na rotina, é apenas uma questão e costume. Já alterei minha agenda pelo aplicativo nono dígito”.

 

Sair da versão mobile