Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dez coisas para aprender com São Francisco de Assis

Queridos leitores do Jornal A GAZETA, uma cordial saudação franciscana de PAZ E BEM.

A partir de hoje e neste espaço, com muita alegria, apresentarmos aos leitores assíduos do já tradicional Jornal A GAZETA uma pequena reflexão da atualidade na visão da Igreja Católica, mas especificamente na espiritualidade franciscana que, ao longo de mais de 800 anos, vem atraindo muitos jovens, adultos, casais, viúvos e idosos, para a sua descoberta da fé e da mensagem de esperança e amor. Contarei com a ajuda do Frei Paulo Roberto, da Ordem Frades Menores Capuchinhos – OFM Cap, pároco da Paróquia de Bom Jesus do Abunã em Plácido de Castro – Acre.

Você lembra o que aconteceu em 13 de março de 2013? Naquele dia no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ouviu-se a proclamação do protodiácono Jean-Louis Tauran a famosa frase: “Annuntio vobis gaudium Magnum: habemus Papam!” (Anuncio uma grande alegria: temos o Papa), sendo eleito aos 76 anos o Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, sendo o sucessor de São Pedro de número 265º, e assumindo o nome de Papa Francisco, fazendo um apelo de esperança, paz e fraternidade, e assumir o que o Senhor pediu a São Francisco de Assis: “Francisco, vai e restaura a minha casa!”, o mundo passou a buscar mais sobre a espiritualidade franciscana. Por que o Papa escolheu como nome de Francisco? O que ele tem a nos dizer?

Certamente, São Francisco de Assis é dos santos mais amados dentro e fora da Igreja Católica, por crentes e não crentes. Sua vida ainda hoje inspira pessoas do mundo inteiro e sua mensagem não conhece fronteiras, seguir a Jesus Cristo como ele mesmo seguiu, viveu e amou o “Amor que não é amado”.

Hoje, apresentaremos 10 reflexões que podemos aprender com o “pobrezinho de Assis”, diante de um mundo tão diferente que ele viveu, mas tão atual para nossos dias:

1. Viver despojado
São Francisco de Assis abriu mão de tudo o que possuía e descobriu no despojamento seu caminho para a liberdade. Trata-se de saber viver com pouco e usar bem o que se tem (inclusive o dinheiro). É buscar o essencial, despojar-se de tantas coisas supérfluas e inúteis que acabam nos sufocando.

2. Respeitar a natureza
Conhecido como protetor do meio ambiente e dos animais, Francisco nos recorda mais do que simplesmente não cortar árvores: é ser corresponsável por nossa “casa comum” e saber encantar-se com sua beleza e seu Autor.

3. Não ao desperdício
Como recorda o Papa Francisco, “o alimento que jogamos fora é como se o tivéssemos roubado da mesa de quem tem fome”. O Pobre de Assis nos ensina que é preciso ter a coragem de “andar contra a corrente do provisório, da superficialidade e do descartável”.

4. Consciência solidária
Viver despojado, respeitar a natureza e não desperdiçar os bens tem também esta dimensão solidária. Francisco orientava os outros frades a cuidarem uns dos outros “como uma mãe” (e como faz uma mãe, guardar o melhor para o filho!). Tudo o que lhes era doado era repartido também com os pobres.

5. Fiel ao que acredita
São Francisco viveu em um tempo turbulento da história da Igreja e soube reformá-la sem abandoná-la. Em momentos de crise, não devemos abandonar aquilo que acreditamos ou aqueles que amamos. Isso sim muda o mundo! Esta é a verdadeira revolução!

6. Perdoar sempre
Francisco dizia que Deus não havia encontrado nenhum pecador mais vil e insuficiente do que ele, e Deus então o escolheu! A consciência de ter sido largamente perdoado nos ajuda a perdoar também.
Conta-se também que um dia, ao ouvir irmãos que falavam mal de um terceiro, Francisco repreendeu-os e recomendou que, ao invés de expô-lo ao frio da impiedade e julgamento, deveriam cobri-lo com o cobertor do amor discreto e compassivo, que crê e espera sua conversão e suporta suas fraquezas. Afinal, somos todos necessitados de perdão!

7. Ter amigos
“Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro” (Eclo 6,14). Um dos tesouros de Francisco era a fraternidade. Muitos de seus amigos, como também Clara de Assis, também o seguiram na via da pobreza. Rapazes e moças queriam encontrar a alegria e a paz que estranhamente invadia aqueles pobres frades. A amizade brota quando compartilhamos o que existe de mais belo na vida.

8. Uma coisa de cada vez
Francisco dizia: “Faça poucas coisas, mas as faça bem.” Isso é muito útil particularmente hoje, onde dividimos nossa atenção com tantas coisas ao mesmo tempo. Nunca tivemos tantos amigos e seguidores, e nunca sofremos tanto com a solidão. Falando em desconexão, Santa Clara de Assis (amiga de Francisco) é a padroeira dos meios de comunicação e pode nos ajudar também a usá-los bem!

9. Viver agradecido
Uma das maiores marcas de Francisco era sua alegria e gratidão. Agradecia por tudo, agradecia a todos, inclusive a quem lhe negava um farelo de pão. Ninguém tira a paz de quem tem descobriu a verdadeira felicidade!

10. Saber olhar pro céu
Francisco costumava deitar na grama e admirar o céu. Precisamos sair um pouco da vida virtual para contemplar aquilo que há de mais belo ao nosso redor. Olhando para o céu, Francisco contemplava o infinito e o seu Criador. Mesmo nas grandes cidades, há sempre uma brecha para ver o azul, então vale uma pausa todo o dia!

O apelo do Papa Francisco aos jovens no Rio de Janeiro, em 2013, assinou muito bem este “estilo de vida” de São Francisco:
“Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não ‘olhem da sacada’ a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, Ele mergulhou… ‘Não olhem da sacada’ a vida, mergulhem nela como fez Jesus”. (Discurso na Vigília de Oração, na praia de Copacabana, durante a JMJ Rio 2013).

Que São Francisco de Assis nos inspire a tornar este mundo melhor!
Paz e Bem

Narciso Cândido L. Neto
Ministro Extraordinário da Palavra – Diocese de Rio Branco
Coordenador do grupo Amigos de Francisco e Clara
Articulador para a criação em Rio Branco da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular – OFS
narcisocandido7@gmail.com
(68) 99986-4474

Sair da versão mobile