X

Ampliar o debate

Não há como negar que os índices de criminalidade cresceram nos últimos meses aqui no Estado, sobretudo, na Capital, mas é preciso que o debate sobre o problema não se restrinja apenas a casos de polícia, porque vai além disso.

Evidentemente, que a responsabilidade primeira e maior para prevenir e combater o crime cabe às forças de segurança pública. E para isso é preciso que as várias polí-cias estejam conscientes do problema e redobrem seus esforços identificando as causas e atacando os principais focos.

Um deles, por exemplo, os assaltos a estabelecimentos comerciais, mas também a residências. Outro, o tráfico e consumo de drogas.

Contudo, é preciso reconhecer também que, através de várias operações realizadas, nunca se prendeu tantos malfeitores como nos últimos tempos e aí é que necessário ampliar o debate sobre a criminalidade, que é um problema que está atingindo e angustiando todo o país.

Não há dúvida de que a crise econômica e política tem contribuído e muito para esse recrudescimento. E neste caso, a classe política, de modo especial, o Congresso Nacional é o principal responsável, enquanto tem passado esses dois últimos anos travando as medidas necessárias para a retomada do crescimento econômico.

A Gazeta do Acre: