X

Seria imperdoável

Matéria que está sendo divulgada nesta edição deve servir de alerta no sentido de que a Capital e mesmo outras cidades do interior poderão enfrentar problemas no fornecimento d’água nos próximos meses, a julgar pelo nível do Rio Acre, que seria um dos mais baixos já registrados nos últimos 11 anos.

Considerando que o rio é o principal manancial que abastece as cidades da região do Vale do Acre e que o chamado “verão amazônico” apenas começou, todas as medidas devem ser tomadas para evitar um colapso no abastecimento.

A curto e médio prazo, essas medidas passam necessariamente pelo uso responsável da água, evitando-se, sobretudo, o desperdício em quaisquer setores: em casa, nas repartições públicas, nas empresas.

Além disso, é preciso que se tome consciência da necessidade cada vez mais premente de preservar os rios, igarapés e outros mananciais, evitando o desmatamento de suas vegetações ciliares ou com todo tipo de poluição. Há anos, décadas, que se vem alertando sobre esses cuidados, mas a devastação continua.
É inconcebível e imperdoável que cidades da Amazônia sofram colapsos no abastecimento d’água, levando em conta a sua abundância. Só mesmo a falta de cuidados ou a irresponsabilidade.

A Gazeta do Acre: