X

Tudo para dar certo

Além das comemorações de praxe, a data da emancipação política e administrativa que elevou o Acre à categoria de Estado, que se comemora, deveria servir também de reflexão por todos os segmentos da sociedade.

Mesmo com alguns graves problemas ainda por resolver, o Acre tem todas as condições para dar certo. No contexto amazônico, foi o primeiro Estado a fazer uma opção clara e consciente pelo desenvolvimento sustentável, graças à luta e sacrifício dos trabalhadores rurais que resistiram à invasão e à devastação desenfreada e criminosa de sua floresta.

E o que para os colonizadores seria um estorvo, é justamente na floresta, com sua rica diversidade de recursos naturais, que o Estado pode encontrar as soluções para os seus problemas.
Neste sentido, nos últimos anos, alguns projetos já vêm sendo desenvolvidos e dando bons resultados com a exploração e diversificação de alguns produtos regionais em abundância como a piscicultura, a criação de aves e suínos, o plantio de açaí e outros, formando uma cadeia produtiva que já está gerando emprego e renda para centenas, milhares de pequenos e médios produtores.
É ainda o começo, mas tem tudo para dar certo. Pior seria apostar no empreguismo público.

A Gazeta do Acre: