X

Com São Francisco e Santa Clara, semear a semente de paz e bem no Acre

Caros irmãos e irmãs, PAZ E BEM! Com esse artigo queremos saudar a todos os leitores. Pedimos permissão, para entrar em vossas vidas, apresentando um pouco de nosso carisma; nascido de Francisco e Clara de Assis, para enriquecer ainda mais a vida espiritual do solo sagrado do Acre.

Somos mais de 10.000 Frades Menores capuchinhos; presentes em mais de noventa países, em todos os continentes. Também vieram para o Brasil no século XVI. Somos homens cristãos, que buscam vivenciar o ideal de Francisco de Assis, que viveu há 800 anos. Foi um moço alegre, generoso e cheio de sonhos de grandeza, até que, um dia, descobriu Jesus Cristo. Ele achou que tinha sido chamado por Deus e entrou para valer em uma vida nova; tornando-se um arauto de um Deus que é: Pai-Criador de todas as criaturas. Nele, todas se irmanam numa sinfonia cósmica, fazendo do mundo o Santuário cósmico do louvor.

Francisco de Assis nasceu em 1182, numa família rica de mercadores. Numa sociedade estruturalmente divida e cheias de guerras. Na proposta de Francisco, um dos aspectos mais importante é levar extremamente a sério a vida em fraternidade, o amor entre os irmãos e com todos os irmãos e irmãs deste mundo vencendo os preconceitos: sociais, religiosos e culturais. Queria principalmente seguir Jesus Cristo, tornando-se pobre e penitente. Ele nos ensina com uma força especial, a descobrirmos Jesus dentro de nós mesmos e a nos transformarmos em bons filhos e filhas de Deus.

Oitocentos anos atrás, São Francisco e Santa Clara fundaram três “ORDENS”, ou grupos de pessoas que seguiram seus passos no caminho de Deus. Um desses grupos, para homens foi o dos Frades Menores, franciscanos. Outro foi o das Irmãs Clarissas, para as mulheres que queriam retirar-se para levar uma vida contemplativa. Outro admitia qualquer pessoa, mesmo as que queriam viver como casadas e trabalhando fora como todos os bons cristãos. Com o tempo, essas famílias se multiplicaram enfeitando o jardim do Senhor, com uma grande variedade de carismas.

No Brasil, estamos presentes em todos os estados brasileiros, faltando à sagrada terra acriana. Organizamo-nos na Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), com as Províncias: 1° Bahia-Sergipe. 2°Nordeste: Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte. 3° Ceará – Piauí. 4°Brasil Central: Goiás, Brasília, Mato Grosso do Sul, Tocantins. 5° Maranhão-Pará-Amapá. 6° Minas Gerais. 7° São Paulo. 8°Paraná – Santa Catarina. 9°Rio Grande do Sul. 10° Amazonas – Roraima. 11° Brasil Ocidental: Mato Grosso – Rondônia. 12° Rio de Janeiro – Espírito Santo – Acre. Os frades Capuchinhos, não têm um trabalho específico: presta serviço a Igreja em qualquer setor necessário. De fato, não foram fundados para determinados trabalhos, mas para dar testemunho, principalmente junto aos mais pobres e excluídos.

Aqui chegamos ao Acre para semear as sementes da PAZ E BEM! Trazemos aquilo de mais precioso que temos JESUS CRISTO, o Irmão, que faz de todas as criaturas irmãs umas das outras; filhas do mesmo PAI Celestial. Trazemos o desejo de poder contribuir com a mensagem do Pobre de Assis, ajudando a fazer do Acre uma terra de irmãs e irmãos, capazes de vencer: conflitos religiosos, conflitos sociais, para formar a única Família humana, onde Deus é nosso Pai e Jesus nosso Irmão Maior.

Por enquanto, estamos em Plácido de Castro, Paróquia Bom Jesus do abunã; esperando a hora, em que o Senhor, nos abrirá também uma presença fraterna em Rio Branco. Aqui queremos viver como frades menores, a exemplo nossa Mãe Santa Clara e Nosso Pai São Francisco. Para conhecer melhor nosso espírito, você pode adquiri na Livraria Dom Oscar Romero o “Devocionário dos Frades Capuchinhos no Acre”.Ai expomos um pouco de nossa espiritualidade. PAZ e BEM!

Frei Paulo Roberto Gomes

A Gazeta do Acre: