Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim é contra reestruturação dos Correios e alerta: “A medida vai reduzir serviços e pessoal”

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, da Câmara Federal, aprovou requerimento para realizar, no próximo dia 14 de junho, audiência pública que debaterá o plano de reestruturação dos Correios. O pedido é da deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) e do deputado Raimundo Angelim (PT/AC). Para ele, trata-se de mais um retrocesso do governo Temer e alerta para a redução drástica nos serviços prestados e no quadro de pessoal da empresa.

“Essa medida é um retrocesso, pois promove a supressão de agências, funções, empregados e, consequentemente, uma vultuosa diminuição na qualidade da prestação dos serviços postais em todo o Brasil. Caso essa restruturação se efetive, milhares de brasileiros terão que se deslocar de suas cidades, até um posto dos Correios mais próximos para fazer qualquer tipo de postagem ou mesmo transações bancárias, já que em algumas cidades ou distritos, as agências dos Correios também exercem a função de Banco Postal”, enfatizou.

O assunto chegou ao conhecimento do deputado Angelim por meio da visita de funcionários dos Correios do estado do Amapá que, portadores de uma Carta aos Congressistas, informaram sobre a restruturação com previsão de implantação neste dia 10 de junho, cuja finalidade é extinguir a Diretoria Regional do Amapá, ficando subordinada em todos os processos de atendimento, operacionais, comerciais, administrativos e de gestão à Diretoria Regional do Pará. Tal alteração terá reflexo nos estados do Acre e Roraima, que passarão a responder regionalmente, respectivamente, aos estados de Rondônia e Amazonas.

Os dirigentes e entidade sindical do Acre ainda não se manifestaram sobre o assunto, mas para do deputado Angelim a situação é preocupante. “Inaceitável que voltemos a décadas atrás, quando éramos vinculados a Rondônia. Com essa mudança, haverá uma drástica diminuição no efetivo e nas funções conquistadas ao longo dos anos, podendo até ocorrer transferência obrigatória de empregados para outras Unidades da Federação, além de implicar no fechamento de diversas agências dos correios no interior do estado”, acrescentou.

Ainda de acordo com o deputado do PT do Acre, o Requerimento de sua co-autoria e já aprovado pela Comissão foi protocolado pedindo a urgência que, segundo ele, o caso requer.

Estão sendo mobilizados para debater a questão, os deputados federais da Região, especialmente dos estados da Amazônia afetados com a medida; autoridades do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, a qual os Correios está vinculado atualmente; o presidente dos Correios; e dirigentes Sindicais da categoria.

 

Sair da versão mobile