Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Câmara de Rio Branco volta a debater sobre fiscalização e multa aos bancos

Os vereadores de Rio Branco voltaram a debater, na manhã de quinta-feira, 2, sobre a lei que prevê a criação do Conselho Permanente de Fiscalização Bancária da Capital, bem como as multa às unidades que descumprirem a lei. Estiveram ainda presentes na reunião representantes do Sindicato dos Bancários e Procon.

O presidente da Comissão Parlamentar que trata sobre o assunto, vereador Manuel Marcos (PRB), pontou que o relatório final elaborado pela Comissão Especial de Investigação já está quase pronto e deverá ser apresentado na próxima semana.

“Avançamos muito nos últimos dias e nosso foco é apresentar o nosso relatório antes do recesso parlamentar do meio do ano. Portanto, no mais tardar, na próxima semana, estaremos nos reunindo novamente e mostrando os resultados de tudo que foi apurado ao longo de nossas investigações”, disse.

Ele lembrou que, com base no relatório, será apresentada a proposta de criação do Conselho Bancário Permanente e o fechamento de 24 horas para as agências que não cumprirem a lei. “Temos que encontrar medidas eficazes para solucionar esse impasse, portanto, defendo a criação dessas duas medidas”.

Outro ponto questionando na reunião foi sobre o limite máximo de valor para pagamento de contas nos bancos. “Muitas contas são direcionadas para serem pagas em outros locais que não sejam os bancos. Acho que essa questão deveria ser melhor regulamentada. Ao invés de escolher o que paga na agência, deveria estipular o valor de limite. Pelo menos é isso que a população deseja e, como representante do povo, vou continuar buscando esse diálogo”.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, destacou novamente sobre a importância desse debate, bem como da parceria entre a Câmara de Rio Branco e Sindicato dos Bancários.
“Essa parceria é fundamental para encontrarmos uma solução para essa questão dos bancos. Sabemos da insatisfação da população e o que desejamos é chegar a uma solução. A proposta da criação do conselho se faz necessária, pois, através dela poderemos orientar melhor a população que busca os serviços das agências”, finalizou.

1 - Câmara de Rio Branco volta a debater sobre fiscalização e multa aos bancos - FOTO VICTOR AUGUSTO 2

Sair da versão mobile