Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chama Olímpica leva multidão às ruas de Rio Branco

 Sob sol escaldante, uma multidão se aglomerou no Parque do Tucumã, próximo ao Mercado Rui Lino – ponto de partida do revezamento da Chama Olímpica, para ver de perto o símbolo olímpico. O revezamento da tocha começou por volta de 13h10 desta terça-feira, 21.

Centenas de pessoas acompanharam a grande festa que antecedeu o começo do revezamento. Caipiras das quadrilhas juninas, alunos e palhaços em pernas de pau dançavam forró pé de serra enquanto aguardavam o grande momento.

O prefeito Marcus Alexandre lembra que a festa da Chama Olímpica foi preparada durante meses com muito carinho. “Durante um dia Rio Branco representa a capital mundial dos jogos. É um dia de festa e de alegria. Um dia para celebrarmos o que representa a Olímpia no mundo: união dos povos e paz. Através do esporte que podemos levar uma mensagem de esperança para a população”.

Animado, o mecânico Elizaldo Belém, assistia a apresentação da quadrilha junina Pega Pega enquanto esperava a chegada da tocha. Ele conta que mora no Bairro da Paz e não poderia deixar de participar desse momento histórico para a capital acreana. “É um momento muito especial para a gente”, disse.

Alunas premiadas acedem a Tocha Olímpica

As jovens Joice e Janieli, ambas com 14 anos, receberam a chama e acederam a Tocha Olímpica do primeiro condutor na capital. As duas seguiram juntas com o condutor Evanio Silva nos primeiros duzentos metros do revezamento.

As alunas foram escolhidas para ascender o símbolo olímpico por terem sido premiadas pelo Ministério da Educação (MEC), pois escreveram as melhores redações com o tema “A Paz nos Jogos Olímpicos”.

Minutos antes da abertura do revezamento, as estudantes se preparavam para viver um momento único em suas vidas. “Eu vou aproveitar bastante o momento. Vai ser muito emocionante”, falou Janiele.

Para Joice, compartilhar os 200 metros de revezamento com a amiga de classe tornou o dia ainda mais especial. “Eu e minha amigas estamos muito ansiosas e felizes! Se fosse com uma pessoa desconhecida não seria a mesma coisa”, afirmou.

Primeiro condutor

O atleta paraolímpico de bocha, Edivanio Silva, foi o primeiro revezador da Chama Olímpica em Rio Branco. Ele é um verdadeiro exemplo de superação. Aos 13 anos de idade um acidente de trabalho o deixou tetraplégico e mudou completamente sua vida.

Após percorrer os 200 metros, a emoção tomou conta de Edivanio.  Lágrimas de alegria caíram despercebidas. “Estou muito emocionado. Quando eu conduzi a tocha passou um filme de toda a minha história, do quanto eu sofri e a capacidade que eu tenho hoje de superação. Estamos todos de parabéns”, descreveu emocionado.

Percurso da Chama Olímpica

Entre os condutores, anônimos e figuras públicas, havia um sentimento em comum: a emoção. A Chama que saiu da Grécia e percorreu vários estados do Brasil percorreu 24 quilômetros em Rio Branco. No total, o tour pela capital envolveu 110 revezadores.

Alguns atletas que fizeram história e outros destaques atuais participaram do revezamento. O lutador de taekwondo, Liriel Dara conduziu a Chama pela Passarela Joaquim Macedo, o lutador de kung fu, Adgeferson Diniz percorreu a rua Aviário, no Bairro Aviário. O ex- jogador e atual técnico do Rio Branco Futebol Club, rei Arthur acendeu a pira olímpica, no final do revezamento na Gameleira.

Durante a programação que começou às 10h desta terça-feira, 21, mais de 50 apresentações e manifestações culturais aconteceram em nove pontos da cidade. Parque do Tucumã, Praça Vila Betel, Praça da Semsur, Skate Park, Praça da Revolução, Palácio Rio Branco, Novo Mercado Velho, Praça da Juventude e Gameleira foram palcos de uma grande festa Olímpica.

FOTO BRUNA MELLO - TO 7 tocha_olimpica_secom_acre_SV_2016 (6) Cheganda chama olimpica 1 Foto Marcos Vicentti FOTO BRUNA MELLO - TO FOTO BRUNA MELLO - TO 5 FOTO BRUNA MELLO - TO 3

 

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 (Fotos Assis Lima) (5) Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 (Fotos Assis Lima) (9)_1 

Sair da versão mobile