Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comitê Rio 2016, Prefeitura e Governo apresentam detalhes da Passagem da Tocha por Rio Branco

 Detalhes do Revezamento da Tocha Olímpica em Rio Branco foram repassados nesta segunda-feira, 20, aos jornalistas do Acre em coletiva de imprensa realizada no auditório da Prefeitura com a presença dos  representantes do Comitê Rio 2016,  Erica Carvalhosa  e Leandro Rui, do chefe da segurança, coronel Marcos Kinpara; dos revezadores Alana Manchineri, Edmilson Ferreira e Bruno Sá; o secretário municipal de Esporte e Lazer de Rio Branco, Afrânio Moura; a secretaria de Estado de Esporte; do presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Sid Farney além de muitos outros envolvidos diretamente e indiretamente na organização da Passagem da Tocha.

A secretária de Comunicação Social da Prefeitura, Andréia Oliveira, deu as boas-vindas aos jornalistas e fez as apresentações iniciais e considerações finais. A jornalista Erica Carvalhosa apresentou vídeos mostrando a Passagem da Tocha por Recife e Fernando de Noronha, dois emocionantes momentos do Revezamento no Brasil até aqui. Os organizadores puderam tirar dúvidas dos jornalistas.

A Tocha chega a Rio Branco às 10h20, sendo recebida pelas estudantes do nono ano da Escola João Mariano Joyce dos Santos e Francisca Janiele Batista, de 14 anos, serão as responsáveis por receber a lanterna que contém a Chama Olímpica e acender a primeira Tocha em solo acreano. As duas foram selecionadas em concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação. Às 13h começa o Revezamento.

Cel. Kinpara reafirmou que está tudo pronto, em termos de segurança pública, para o evento histórico de Rio Branco. “Vamos ter 220 agentes, entre civis e militares, trabalhando no Revezamento”, disse Kinpara. O superintendente da Rbtrans, Nélio Anastácio, informou que apenas duas grandes interrupções no trânsito serão realizadas ao longo do dia: uma nas vias adjacentes ao Mercado do Rui Lino, no Parque do Tucumã, e outra no Segundo Distrito, na região do Calçadão da Gameleira. As interdições ocorrem a partir das 10h e duram enquanto for necessária a segurança de todos. Ou seja: o transtorno será o menor possível, mas a Rbtrans pede para os motoristas evitarem estacionar ao longo das vias que serão utilizadas como Rota da Tocha, especialmente em vias estreitas como as da Baixada da Sobral.

O presidente da FGB, Sid Farney, confirmou uma grande programação cultural e artísticas ao longo do percurso e em oito pontos de referência do Revezamento da Tocha. Segundo Farney, mais de 300 pessoas estarão envolvidas nas atividades culturais.

A representante da juventude indígena no Acre Alana Manchineri foi convidada pela Prefeitura para conduzir a Tocha e se declarou muito feliz por estar representando as comunidades indígenas do estado. “Lutamos por respeito”, disse Alana, que irá conduzir a Tocha até o Palácio Rio Branco, um dos pontos de celebração de Revezamento. O luthier Bruno Sá coleciona prêmios de empreendedorismo social e irá conduzir a Tocha selecionado pela Nissan, um dos patrocinadores máster do Revezamento. “Me sinto muito honrado de ser um dos condutores”, disse Bruno.

Uma das novidades anunciadas na coletiva de imprensa é que a ‎Tocha Olímpica vai atravessar a Passarela Joaquim Macedo, que passa sobre o Rio Acre. É uma das ligações entre os dois distritos da cidade, e ganhou aros olímpicos em homenagem ao revezamento. O mascote posou com uma das esculturas que representam o povo do Acre, bem ao frente ao Mercado Velho. “Tudo preparado para uma festa marcante”, finalizou Andreia Oliveira.

Coletiva de Imprensa com Comite Rio 2016 (Fotos Fagner Delgado)
Coletiva de Imprensa com Comite Rio 2016 (Fotos Fagner Delgado)
Sair da versão mobile