Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputada propõe criação de sala de atendimento especializado às mulheres no IML

A deputada estadual Juliana Rodrigues (PRB) apresentou a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (aleac) uma indicação sugerindo a implantação de “Salas Lilás” em todas as unidades do Instituto Médico Legal no Acre. De acordo com a parlamentar, este seria um local de atendimento humanizado e especializado às mulheres vítimas de violência física sexual ou psicológica.

Para a deputada, o combate à violência contra a mulher tem se tornado um desafio cada vez maior. “Com índices cada vez assustadores, a prática delituosa contra o gênero feminino tem se manifestado das mais diversas formas, não escolhendo idade, cor ou classe social, fato que passa a exigira do poder público e da sociedade a atuação em diferentes frentes no combate a tão horrente conduta”, disse.

Juliana ressalta que buscando justamente a diversidade de formas de enfrentamento à violência contra a mulher é que propôs “a implantação de um formato de atendimento às vítimas visando a ampliação e o aprimoramento durante a realziação dos exames e procedimentos de coletas de provas para a comprovação da materialidade das agressões sofridas”.

Segundo ela, o que se busca por meio da indicação “vai muito além de um ambiente aconchegante e padronizado, uma vez que a prioridade é proporcionar às mulheres vítimas de violência, enquanto aguradam o atendimento para as devidas perícias, atendimento psicossocial em um local com carcaterísticas que verdadeiramente representem acolhimento, privacidade, discrição e, acima de tudo, dignidade, tentando, assim,  minimizar os danos e traumas consequentes de tal perversa conduta”.

 

Sair da versão mobile