Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado destaca primeiras ações da Comissão de Sindicância criada para apurar mortes na Maternidade

O presidente da Comissão de Sindicância para apurar as causas de mortes e sequelas em recém-nascidos na Maternidade Bárbara Heliodora, deputado Heitor Junior (PDT) pontuou as ações da pasta ao longo da semana.

O parlamentar lembrou que a primeira visita a unidade de saúde já foi realizada. “Já iniciamos as investigações sobre as mortes dos bebês na Maternidade. Esses casos serão devidamente apurados. Tudo que estiver dentro da prerrogativa desta comissão, dentro da esfera de ações que um deputado pode realizar, estaremos buscando fazer. Nosso principal foco é dar uma resposta a população”, disse.

De acordo com o deputado, todos os casos de óbitos e sequelas ocorridos do início de 2015 até a atual data serão investigados. “Como já relatado por esta comissão, estaremos buscando informações a cerca de todos os casos de óbitos, bem como os de sequelas que tenham ocorrido desde o início do ano passado até a presente data. Queremos saber se há de fato falhas de profissionais, erros em procedimentos adotados. É importante obtermos essas respostas”, destacou.

Heitor informou que a Comissão terá acesso a uma cópia dos prontuários das mulheres cujos filhos chegaram a óbito na unidade. Para a análise desses prontuários contarão com o apoio técnico especializado.

“Muito se fala que a maternidade não é um local confiável. Culpam o local pelas mortes, mas o que ninguém busca saber é se a gestante também realizou o pré-natal, se o bebê estava saudável quando chegou a unidade de saúde. Muitas coisas precisam ser analisadas antes que se decida acusar alguém. Dessa forma, também iremos fazer uma análise se as mães realizaram durante o período gestacional o pré-natal e se existiam casos de doenças que não foram tratadas e acabaram afetando bebês”.

Segundo ele, ao final da investigação será elaborado um relatório que deverá ser encaminhado a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). “Outras visitas serão realizadas caso seja necessário. Após a análise de cada prontuário estaremos realizando um relatório e esperemos que  a partir dele seja esclarecido tido acerca de todo o assunto”.

 

Sair da versão mobile