X

Falha no sistema atrapalha emissão da carteira de trabalho em Rio Branco

 Quem tentou emitir carteira de trabalho na manhã desta quinta-feira, 23, na Central de Atendimento ao Cidadão (OCA) Rio Branco, perdeu tempo. O sistema que emite documento estava fora do ar. A estudante Yasmin Lima, de 17 anos, foi umas das pessoas que não conseguiu agendar o atendimento.

O padrasto da jovem, Anailson Santos, diz que a situação já dura alguns dias. “Ficamos na fila e quando chegou nossa vez o rapaz disse que não estavam agendando nem emitindo carteira de trabalho, pois o site do Ministério do Trabalho não estava disponível”, contou.

Segundo Anailson, várias pessoas que aguardavam atendimento foram encaminhados para a sede do Ministério na capital.

“Quando chegamos lá me falaram que eles não emitem o documento, que é preciso fazer o agendamento na OCA. Sendo que eu tinha acabado de sair de lá. Nós ficamos horas na fila e não somos atendidos. Ficamos de um lado para o outro e não resolvemos nada”.

Yasmin conseguiu um trabalho como menor aprendiz, mas para ser contratada é necessário o documento. Ela afirma que o prazo era até a tarde desta quinta-feira, 23 de junho.

“Cadê nosso direito de cidadão? Um empregador só emprega se tiver a carteira, e como a gente fica? Muita gente estava na mesma situação que a gente”, falou Anailson revoltado.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Gestão Administraria (SGA) responsável pela OCA, informou que o sistema normalizou às 9h46 desta quinta-feira, 23. Porém, admitiu que o posto de atendimento do órgão vem sofrendo problemas no sistema para emissão do documento.

Ainda de acordo com o órgão, o posto da delegacia do Ministério do Trabalho estava operacional. “Quando estamos sem sistema os cidadãos que procuram o serviço são encaminhados para o posto da delegacia”, diz.

 

 

 

A Gazeta do Acre: