Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funcionários recebem capacitação sobre atendimento ao portador de necessidades especiais

O objetivo do projeto Turismo Acessível é capacitar os funcionários do trade acreano, composto por hotéis, restaurantes e demais pontos turísticos, a atender corretamente pessoas portadoras de necessidades especiais. O lançamento do projeto aconteceu nesta terça-feira, 14, no auditório do Hotel Pinheiro.

A capacitação acontece até o dia 29 de junho e deve percorrer vários hotéis e restaurantes na capital. Neste primeiro momento, 25 funcionários entre camareiras, recepcionistas, garçons e porteiros foram comtemplados com a iniciativa.

Além de palestras, a equipe de capacitação deve analisar a acessibilidade do local com rampas, banheiros e comunicação adaptada. Os funcionários deverão simular situações de atendimento como, por exemplo, recepção e abordagem desses clientes portadores de deficiência física.

“Nós já trouxemos outras capacitações e os funcionários recebem e absorvem bem o que nós passamos para eles. Todos estão gostando da novidade”, disse a chefe de Departamento de Planejamento e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer, Rita Ramos.

Para o coordenador do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi), Elimar Silva, o projeto fortalece a política de acessibilidade para todos. “Há algum tempo as pessoas com deficiência ficava não saiam de casa. Hoje é possível encontrar um cadeirante sozinho, uma pessoa com deficiência visual andando sozinha. Agora a questão é como auxiliar essa pessoa”.

 

 

Sair da versão mobile