X

Promotor por um Dia: Alunos da escola Dom Henrique Ruth visitam MP e Instituto Socioeducativo

Diferente da rotina da sala de aula, aproximadamente 50 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Dom Henrique Ruth, da cidade de Cruzeiro do Sul, tiveram um dia diferente na manhã da última segunda-feira (20). Não só pela visita à sede das Promotorias de Justiça da cidade, mas também pela visita ao Instituto Socioeducativo (ISE), em mais uma etapa do projeto ‘Promotor por um Dia’, do Ministério Público do Estado do Acre.

Ciceroneados pelos promotores Iverson Bueno, Wendy Takao Hamano e Alekine Santos os estudantes conheceram a realidade de menores que cumprem medidas socioeducativas na unidade de Cruzeiro do Sul. Em seguida conheceram as dependências da promotoria e as unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Núcleo de Apoio ao Atendimento Psicossocial (Natera), além dos gabinetes do promotores e assessores.

Após a visita os alunos foram desafiados a escrever uma redação sobre o que aprenderam. As três melhores serão premiadas e o autor da melhor redação passará acompanhando a rotina do promotor.

Para a estudante Beatriz Souza, a visita ao ISE e logo após ao MP é um choque entre duas realidades, “Hoje a gente pode ver os dois caminhos que podemos seguir de acordo com as nossas escolhas e com certeza é o caminho do bem que vou seguir. Essa atividade foi muito importante na formação dos nossos valores”.

“A ideia foi trazer um pouco de cidadania e informações para essas crianças e adolescentes que durante a visita tiveram mais uma forma de poder contar com o promotor de Justiça”, destacou o promotor Iverson Bueno que coordena o projeto em Cruzeiro do Sul.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto, o projeto deve se expandir para outros municípios. “Além de Brasileia e Cruzeiro do Sul, onde já ocorreram a etapa da visita e os alunos já escreveram suas redações, outras cidades também receberão o projeto nos próximos meses”, concluiu.

Categories: Gazetinhas Geral
A Gazeta do Acre: