Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo sanciona lei que cria dia do Católico no Acre

 Depois de criado o dia do evangélico, o Governo do Estado sancionou a lei que cria o dia do católico, comemorado no dia 20 de janeiro. A publicação consta na edição desta terça-feira, 28, no Diário Oficial do Estado. Ainda segundo a publicação, a comemoração deve passar a constar no calendário de eventos do estado.

A lei foi criada pelo deputado Manoel Moraes (PSB) e aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre em março deste ano. O dia do católico foi inspirado pelo projeto de lei do Dia do Evangélico, comemorado no dia 23 de janeiro. O feriado foi criado em 2010 após a aprovação de uma lei elaborada pelo ex-deputado Helder Paiva.

Moraes explicou ainda a data escolhida para a celebração, segundo ele, é em alusão ao dia de São Sebastião, padroeiro do município acreano de Xapuri. “É um dia de grande movimentação do Acre”, explica.

O então projeto de lei de Manoel Moraes foi apresentado no final de novembro do ano passado. Na ocasião, o reitor da Diocese de Rio Branco, padre Massimo Lombardi, criticou o projeto.

“Existe o Dia da Consciência Negra para lembrar esses povos que tanto sofreram, o Dia da Mulher, porque ela tem que ser mais valorizada. O Católico não precisa de um dia. Nós católicos somos felizes e não temos nada para reivindicar”, afirmou o padre, na ocasião.

Massimo Lombardi sugeriu que o feriado do Dia do Católico poderia ser substituído pelo Dia do Ecumenismo. De acordo com ele, assim, todas as religiões seriam representadas.

“Luto pelo ecumenismo. Se for assim, daqui a pouco teremos também o dia do espiritismo, umbandistas e candomblé. Mas, para mim, o Dia do Ecumenismo seria mais interessante e bela iniciativa.

Ecumenismo

Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.

Feriado prolongado

Com a criação desse feriado, em uma data muito próxima a outro vai provocar um feriadão em 2017. O dia do católico comemorado no dia 20 de janeiro ocorre numa sexta-feira. E o dia do evangélico, comemorado no dia 23 de janeiro, ocorre numa segunda-feira.

Sobre o feriadão, o padre Massimo dispara. “As pessoas precisam trabalhar, é feriadão de sexta à segunda-feira. É feriado nacional, estadual, municipal, tem que diminuir isso e colocar tudo no domingo”, sugeriu o religioso.

 

Sair da versão mobile