Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura entrega creche Francisca Leite reformada e modernizada

Foto: Marcos Vicentti

A creche Francisca Leite Ferreira, que fica no bairro Cidade Nova, uma das mais atingidas durante a cheia histórica do Rio Acre no ano passado, foi reinaugurada pelo prefeito Marcus Alexandre e o vice prefeito e secretário de Educação, Márcio Batista, nesta terça feira, 7 de junho.

A creche que recebe 84 crianças, teve toda a parte de madeira, hidráulica e elétrica substituídas. O muro e as grades também foram reformados. A pintura, em tons coloridos, garantiu um ambiente alegre para o espaço, que conta com salas climatizadas, piscina e chuveiros elétricos para as crianças. “Depois da enchente, o ambiente era desolador e agora vendo essa creche assim tão bonita e funcional, ficamos muito alegres e agradecidas ao prefeito Marcus Alexandre”, disse a diretora, Nilda Rodrigues.

Para os pais, o novo ambiente deixou as crianças com mais vontade ainda de ir ás aulas diariamente. Adriana Souza, deixa o filho Vinícius na unidade educacional do município e já planeja voltar ao mercado de trabalho. “Com ele aqui o dia todo, posso ir trabalhar tranquila”. Para Silene, a creche Francisca Leite, é um lugar muito especial. O filho dela, de 4 anos, que estuda desde o ano passado na creche, era muito agitado e dependente, situação que mudou na creche, onde o menino aprendeu a falar, se alimentar sozinho e largou a chupeta. “O que não consegui com os especialistas consegui aqui na creche com relação ao desenvolvimento e aprendizado do meu filho, que agora é uma criança com autonomia e muita alegria”, relatou a mãe.

Márcio Batista, destacou que a educação no município de Rio Branco, colhe agora os frutos com relação à educação infantil e cumpre seu papel, na medida em que proporcionam aprendizado e autonomia para as 24 mil crianças de escolas e creches da capital. “Essa creche é a demonstração de que nossa gestão se empenha na garantia de oferecer um ensino de qualidade e instalações agradáveis e adequadas para os alunos”.

O prefeito Marcus Alexandre lembrou que por causa da crise financeira que o Brasil atravessa, algumas cidades chegaram a fechar creches, escolas e unidades de saúde, situação inversa do que ocorre em Rio Branco, onde novos espaços de ensino estão sendo inaugurados. “Nós não temos celulares pagos pelo poder público. E eu controlo pessoalmente os gastos com combustível, diárias e passagens no município. Na minha gestão, as propriedades são educação e saúde, por isso ontem iniciamos as aulas na creche do Aroeira e hoje entregamos essa creche totalmente reformada. A próxima a ser inaugurada é a do Residencial Rosalinda”, relatou o prefeito, que citou ainda que o asfalto na área ao redor da creche será todo refeito.

Ampliação do número de matrículas na rede de educação infantil

No início da atual gestão, 1.383 crianças estudavam nas creches da capital e hoje já são 3.200 – um aumento de 140 por cento na oferta de vagas. O secretário de Educação, Márcio Batista, cita que a expansão foi possível graças a ampliação no número de creches construídas e inauguradas, somando oito até agora, contando com a do Residencial Aroeira, que começou a funcionar nesta segunda-feira, 6 de junho.

A creche do Residencial Rosalinda, segundo o prefeito Marcus Alexandre, será a próxima inaugurada. “Nós construímos creches em residenciais e conjuntos novos, onde as pessoas moram e não no centro da cidade, para serem mais vistas”.

2 - Creche Francisco Leite Ferreira 8  Foto Marcos Vicentti
Fotos/Ascom PMRB
Sair da versão mobile