Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura faz mutirão para atingir meta vacinal contra gripe H1N1

 Por ainda não ter alcançado a meta vacinal contra a gripe H1N1 do público alvo, a Prefeitura de Rio Branco montou uma força tarefa e trabalhar em regime de mutirão até esta sexta-feira, 10. Para isso, foram instalados postos móveis em locais de grande fluxo de pessoas, como o Terminal Urbano, a OCA e Calçadão da Benjamim Constant.

O público alvo da campanha são crianças de zero a menos de cinco anos e gestantes em qualquer fase da gravidez.

A cobertura vacinal em Rio Branco foi atingida para todos os públicos, menos para crianças de até cinco anos e gestantes. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Acre é de 170 mil pessoas, mas a cobertura vacinal mínima que o estado deve atingir é de 80% disso, mas 76% compareceram aos postos e receberam a imunização.

A gripe é uma infecção das vias respiratórias provocada por um vírus chamado Influenza, que provoca surtos praticamente todos os anos na época do inverno. Quanto mais frio é o inverno, mais comum costumam ser os surtos de gripe.

No início do mês de abril deste ano, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) recebeu 210 mil doses da vacina contra a gripe Influenza A (H1N1). A vacina previne contra os vírus do H1N1, vírus A/C Califórnia, A/South Austrália (H3N2) e B (Puket).

A coordenadora do setor de Imunização, Dora Holanda, destacou que o prazo deve aumentar os números da imunização principalmente em municípios que não atingiram a meta.

“Como o Estado ainda não alcançou a cobertura, o site que recebe os dados das doses permanece aberto. Tendo essa chance, vamos continuar vacinando até atingir a meta. Municípios que alcançaram cobertura, mas não nos grupos prioritários, também têm uma nova chance. Rio Branco também não atingiu a meta e quem procurar o posto vai ter vacina disponível”, reforçou a coordenadora.

 

 

Sair da versão mobile