Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura recupera mais de 10 km de ramal na Transacreana

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Emurb recupera mais de 10 quilômetros de ramais na região da Estrada Transacreana, que compõe o cinturão verde, com produção de hortaliças e frutas que abastecem os mercados da cidade. Nesta quinta-feira, 16, o prefeito Marcus Alexandre visitou os ramais beneficiados para verificar o andamento dos serviços e conversar com os produtores.

O serviço de abertura e piçarramento é executado nos ramais: Cairara; do Bigode; do Alberto; e da Vila Manoel Marques. A próxima etapa do trabalho será a de instalação de bueiros.

As lideranças rurais já falam em expansão das áreas plantadas, já que o escoamento dos produtos agrícolas está garantido. Seu Manoel José, o Bigode, do ramal do Bigode, relata que por causa da má condição da via, muitos agricultores levavam os produtos em carros de mão até chegar em pontos onde as caminhonetes podiam entrar. “Agora é sair daqui e ir direto para o mercado sem nenhum problema”. Seu Alberto Alves, do ramal do Alberto, diz que o plantio de arroz e feijão, deve ser ampliado. “O ramal está todo pronto e agora é só plantar mais, colher mais e entregar mais alimentos na cidade”.

O prefeito Marcus Alexandre, explicou que o serviço de manutenção dos ramais, é feito com recursos próprios, o que em época de crise econômica, requer um grande esforço por parte da prefeitura.

Fortalecimento da Agricultura Familiar

O presidente do Sindicato dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa), Laertes Francisco, diz que a recuperação de ramais está diretamente ligada ao fortalecimento da agricultura familiar. “A ação da prefeitura envolve também a assistência técnica. Então o ramal traz também o técnico que acompanha a produção agrícola e avanços para os agricultores”.

“Os ramais recuperados são importantes também para a educação”

A diretora da escola Doutor Santigo Dantas, Maria dos Anjos, onde estudam 510 alunos, destacou em reunião com o prefeito Marcus Alexandre e lideranças rurais, na Vila Manoel Marques, que a recuperação dos ramais, “é muito importante também para a educação. Com os ramais em bom estado, os alunos chegam na hora certa na escola e todo o planejamento feito é cumprido. Com os ramais como estavam antes, havia muitas faltas e atrasos e várias ações tinham que ser reprogramadas”.

Ainda com relação à escola Doutor Santiago Dantas, que fica ao lado do Ramal Barro Alto, o prefeito Marcus Alexandre, confirmou a diretora Maria dos Anjos, que nos próximos dias a Emurb vai fazer a imprimação na área ao redor da unidade de ensino com material CM 30, para evitar que a poeira do ramal atrapalhe as aulas e o rendimento dos alunos.

Sair da versão mobile