X

Rally da Pecuária estuda e orienta produtores de gado no Acre

 O Rally da Pecuária é a maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras. Na edição 2016, a comitiva esteve em Rio Branco para avaliar áreas de pastagens e realizar entrevistas com produtores.

Desde o dia 11 de abril, o Rally já passou pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Pará, totalizando cerca de 60 mil quilômetros percorridos.

Trata-se de um levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. É conduzido por equipes técnicas que colhem informações para integrar uma completa e extensa base de dados, ampliando o conhecimento sobre o assunto no país.

De acordo com coordenador do Rally da Pecuária e sócio da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira, além do estudo, os produtores são convidados a participar de uma palestra sobre mercado, perspectivas e resultados esperados por nível de produção para cria, recria, engorda, ciclo completo e confinamento.

“Durante o encontro com os pecuaristas, os assuntos tratados são relativos a nutrição, sanidade, qualidade de carne, manejo, manutenção e reposição de nutrientes nas pastagens, controle de invasores e frear o processo de degradação das pastagens, linhas de créditos e mercado interno e externo. O Acre tem uma condição do bioma muito favorável. As ocupações aqui são melhores”, detalhou o coordenador.

De acordo com o superintendente do Banco do Brasil no Acre, Antônio Carlos Soares, a passagem do Rally é emblemático. “A vinda deles corrobora a posição que o Acre detém na pecuária nacional. Estatisticamente falando, o Acre é o 14º no ranking da pecuária. Eles estão estudando, pesquisando e comparando tecnologia bem aplicada, pecuária eficiente, competitiva e de resultados”, destacou.

Uma das linhas de crédito que ajudam esse setor é a Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que são usadas para aumentar produtividade.

A expedição foi realizada pela primeira vez em 2004. Em 2011 a Agroconsult decidiu retomar o projeto. A atividade avalia a pecuária brasileira em aspectos como qualidade de pastagens e das fazendas, evolução do rebanho, técnicas de manejo utilizadas e índices zootécnicos, calibrando os índices para melhorar a base estatística brasileira.

Desde então foram elaboradas metodologias que possibilitassem avaliar a pecuária de maneira mais objetiva e eficiente, tornando viável a execução do projeto anualmente.

Em encontros com pecuaristas, técnicos do Rally conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com o objetivo de levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

Os produtores podem preencher o questionário, que estar disponível também no www.rallydapecuaria.com.br.

Uma nova metodologia que busca melhorar a qualidade das informações sobre a pecuária de corte brasileira também estará em campo, com visitas a propriedades e pesquisas específicas. Nas pastagens, o foco será avaliar o índice de degradação e historiar o manejo nos últimos anos.

A Gazeta do Acre: