Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senadores pedem ampliação do debate em torno de novas eleições presidenciais

 Em reunião informal realizada na noite da última quarta-feira, 1º, um grupo de senadores voltou a defender a necessidade da ampliação dos debates em torno da realização de eleições presidenciais em outubro deste ano.

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC 20/201) solicitando novas eleições já está em tramitação no Senado. A ideia foi apresentada pelos senadores Walter Pinheiro (sem partido/BA), Randolfe Rodrigues (Rede/AP), Paulo Paim (PT/RS), João Capiberibe, Lídice da Mata e Cristovam Buarque. Eles defendem que esta seria uma das saídas para a crise política e econômica do país.

O tema também já foi tratado no Senado por meio de outra proposta de emenda à Constituição, a PEC 28/2016, que prevê realização de plebiscito nacional, no primeiro turno das eleições municipais de 2016, questionando o eleitor sobre a realização imediata de novas eleições para presidente e vice presidente da República. A PEC foi proposta pelo senador Walter Pinheiro.

Um dos autores da PEC, o senador João Capiberibe pontua que o caminho possível para acabar com o que ele classifica como ‘governo golpista’ seria o plebiscito, que teria convocação em curto prazo para a votação ocorrer em outubro, de forma simultânea com a votação para prefeito. Capiberibe disse que o número de senadores que apoia a iniciativa ‘já pode chegar a 20 ou 25’.

“O impeachment está aprofundando a crise. O poço já não tem fundo. Não podemos ficar de costas para a sociedade”, disse, ao pontuar ainda que “é preciso reconhecer que o povo anseia por novas eleições”.

O senador Jorge Viana (PT/AC) também compareceu ao encontro e manifestou-se “simpático à ideia de antecipação das eleições”.

Na consulta pública do portal e-Cidadania, a proposta tem pouco mais de 83% de apoio das pessoas que já se manifestaram. Cerca de 56 mil internautas registraram sua opinião, sendo mais de 46 mil a favor da matéria.

Sair da versão mobile