Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sexta Conferência Municipal da Cidade foi realizada em Rio Branco

A sexta edição da Conferência Municipal da Cidade ocorreu durante esta sexta-feira, 10, no auditório da Universidade Federal do Acre. O tema do evento este ano é ‘Função Social da Cidade e da Propriedade’ através do lema ‘Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas’.

As conferências municipais são preparatórias às etapas estadual, prevista para novembro próximo, e federal, que deve ocorrer no ano que vem em Brasília. Em Rio Branco, o evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana (SMDGU) e tem como finalidade consolidar políticas fundamentais, como as de mobilidade social.

Participaram do evento representantes dos movimentos sociais, trabalhadores, empresas, organizações não governamentais, estudantes e conselhos profissionais.

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, apenas o debate sistemático com a sociedade e ações determinantes do poder público trazem as mais importantes soluções para todos os problemas que a Capital enfrenta.

“Na cidade em que vivemos, é preciso que a gente saiba das nossas responsabilidades. Assim, esta conferência acontece em um momento especial”, disse Marcus Alexandre.

Um dos problemas debatidos no evento foi relativo à necessidade de repensar as políticas por conta principalmente do aumento de veículos. De acordo com número de emplacamentos, em 2005, circulavam nas ruas da Capital 55 mil veículos. Em 2016 esse número beira os 200 mil veículos.

Na ocasião, ressaltou que alguns problemas foram resolvidos, como, por exemplo, 100% de urbanização em alguns bairros. Além das duplicações em vias importantes como a Avenida Ceará e Pernambuco entre outras, a partir de debates do Plano Diretor.

A prefeitura tem um desafio de combater, por exemplo, a alta inadimplência do IPTU “A inadimplência do IPTU, que chega a 60%, leva a uma conta que não fecha em relação aos gastos da coleta de lixo, por exemplo”, relatou o prefeito. (Com informações Ascom PMRB)

COL 1 - Conferência Municipal das Cidades 3

Sair da versão mobile