Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sonora Brasil apresenta violas Brasileiras sábado e domingo no Sesc

A 19ª edição do Sonora Brasil apresenta, neste sábado e domingo, 18 e 19, no Teatro de Arena do Sesc, os espetáculos musicais “Violas Brasileiras”. A entrada é franca e o evento inicia às 19h, no sábado; e às 18h, no domingo.

As Violas Brasileiras são classificadas por singulares, caipiras, nordeste e em concerto. Para a programação em Rio Branco, as quatro foram incluídas na programação que traça um panorama da viola de cinco ordens e suas variantes, que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas com práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.

O Violas no Nordeste, que se apresenta no sábado, vemos a viola no Nordeste, que pode ser encontrada em sua forma mais tradicional, como a presente corriqueiramente na região Sudeste, mas também em variantes típicas da região, como a utilizada por repentistas, que possui um sistema acústico que melhora a projeção do som, e a machete, característica da região do Recôncavo Baiano.

No domingo, a vez é do Violas em Concerto. O duo apresenta a viola no ambiente de concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro, anterior à consagração do violão como principal instrumento acompanhador na música, período em que a viola era uma das pontes musicais entre Europa e Brasil. E chega aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico chegando, inclusive, a se tornar curso de bacharelado.

Sonora Brasil

Reconhecido como o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial.

A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

4_violas_em_concerto

Sair da versão mobile