Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores de Rio Branco defendem papel da imprensa

Os vereadores Raimundo Vaz (PR) e professor Roger (PSB) saíram em defesa da imprensa esta semana na Câmara Municipal de Rio Branco.

Durante a sessão desta semana, vereadores da base governista, utilizaram a tribuna para criticar a imprensa local e nacional. De acordo com algumas falas, a imprensa parece querer expor negativamente as discussões realizadas sobre o cenário politico atual e acusaram de só divulgar os projetos, mediante pagamento.

Em sua fala, o vereador Raimundo Vaz (PR) colocou aos colegas de parlamento, que a culpa é dos próprios mandatários que não investem nos profissionais de comunicação e só querem ouvir elogios.

“Esse tipo de discussão não cabe nem trazermos pro plenário, a imprensa é livre. Precisamos acabar com essa mania de colocar a nossa culpa na imprensa. Temos grandes profissionais em nosso Estado, mas quantos de nos procurou investir na sua mídia pessoal por meio de um profissional? A imprensa noticia o que é de interesse publico e para tratar só de pautas boas, existe a assessoria de comunicação. Vamos investir nas assessorias e para com essa a culpa é da imprensa” disse Vaz.

O vereador Roger Corrêa (PSB) também saiu em defesa dos comunicadores e explicou que os parlamentares devem se adequar as novas mudanças ocorridas na legislação.

“Muitos de nos ainda vive no passado, mas somos nos que devemos nos moldar as novas mudanças. Antigamente você não tinha a lei da transparência e hoje tem, você só saia nos jornais se fosse nas páginas policiais porque não realizava uma prestação de contas publicas, o que facilitava de muitos realizar o ato de corrupção. A imprensa cumpre seu papel, que é da visibilidade no que está ocorrendo, seja bom ou ruim. Como falou o vereador Vaz, se investirmos em assessoria, facilita muito o contato com a imprensa e evitamos que saiam dados equivocados” destacou Roger.

Sindicato dos Jornalistas

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Victor Augusto de Farias o parlamento sempre procura acusar a imprensa quando as noticias não são favoráveis.

“Nossos parlamentares tem a mania de atribuir a culpa a nossa imprensa. Tem o costume de falar na tribuna ou em entrevista assuntos polêmicos e quando saem de forma negativa, a culpa é nossa e ainda nos chama de mentirosos. Exemplo disso são os colunistas políticos que ouvem isso constantemente, os mandatários falam, são cobrados de um poder acima do deles, não sustentam e acusam a imprensa. Uma inverdade forte” ressaltou Victor.

Segundo o presidente, se os parlamentares acreanos investissem nas assessorias, o caminho entre o repórter de externa e a redação seria muito mais fácil.

“Os parlamentares acreanos acham que investir na comunicação é algo sem necessidade, mas querem está constantemente na mídia. Será que os valores pagos pelas casas legislativas aos parlamentares não conseguem fazer esse investimento? De graça só o relógio, todos tem famílias e contas para manter” frisou Augusto.

Sair da versão mobile