Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Workshop irá debater o desenvolvimento do Acre com a participação da superintendente da Suframa

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Regional realizará na próxima sexta-feira, 03, a partir das 8h15, na sede da Fieac, o workshop “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento do Acre”. O objetivo é debater os diversos aspectos sobre o desenvolvimento regional do estado sob a ótica do setor produtivo, identificando os entraves e oportunidades para novos negócios.

De acordo com o presidente do Fórum e da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano Ribeiro, a principal meta é trabalhar cada vez mais próximo do setor pordutivo. “O futuro do Acre depende dessa aproximação. A nossa meta é identificar os principais entraves do empresário e apontar as oportunidades de melhorias” avaliou.

Segundo Assuero Veronez, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), há vários obstáculos a serem superados pelo setor do agronegócio acreano. “Temos que estabelecer políticas públicas que busquem equalizar determinados custos de produção para quem produz na Amazônia, de modo a nos proporcionar competitividade.  Preservar a floresta é uma demanda justa da sociedade brasileira, mas tem que haver instrumentos compensatórios pelo esforço e decisão de manter a floresta em pé. Estamos ficando com poucas opções de desenvolvimento. Junte-se a isso, o eterno problema da logística desfavorável, os mercados distantes e o difícil acesso às tecnologias modernas de produção”, explicou.

O setor do comércio de bens, serviços e turismo também enfrenta dificuldades que afetam a competitividade e a sobrevivência de seus negócios. “Somos o setor que mais contribui para a melhoria da qualidade de vida dos acreanos. Mas, há vários obstáculos a serem superados, como, por exemplo: elevada carga tributária, restrições e dificuldades no acesso ao crédito/financiamento, superendividamento dos consumidores, entre outros”, explanou Aurélio Cruz – assessor da presidência da Fecomércio.

Na visão do presidente da Federação das Associações Comerciais, Adem Araújo, este é um momento bastante oportuno para ser discutido os desafios e oportunidades para o desenvolvimento do Acre. “Diante do cenário de recessão e de crises econômica e política, vamos poder parar para ouvir os parceiros e grandes empreendedores”, informou.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio, e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima participará do encontro e falará sobre as políticas públicas para o desenvolvimento do estado.

Pela primeira vez no Acre, a superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, vai falar sobre o papel da instituição no desenvolvimento regional, com foco na Zona Franca Verde e outros incentivos.

O workshop será realizado em sete painéis  que abordará desde o desenvolvimento regional  – problemas macros – até os gargalos existentes nas empresas.

 

CAPACITAÇÃO – Nos dias 1º e 2  de junho, a Fieac será sede da capacitação de servidores e convidados sobre a Zona Franca Verde. Outro evento similar deverá ser realizado durante a Expoacre 2016, onde haverá estandes das instituições para tirar dúvidas dos empresários sobre a ZFV. (Assessoria Sistema Fieac)

 

Sair da versão mobile