Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

WWF-Brasil e governo realizam seminário para avaliar resultados de projeto de conservação

O WWF-Brasil e o Governo do Acre realizam nesta terça-feira, dia 14 de junho, em Rio Branco/AC), um evento para avaliação dos resultados do projeto Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue (SRR). Este evento, composto de discussões técnicas e debates, também tem como objetivo desenhar a nova fase da parceria entre as duas instituições e dar subsídios para novas ações que busquem a conservação das florestas acrianas.

Promovido desde 2009 pelo WWF, pelo Governo do Acre e pela empresa de comunicação inglesa Sky, a iniciativa Protegendo Florestas/ Sky RainForest Rescue (SRR) teve como objetivo frear o desmatamento às margens da BR-364 e sensibilizar o público britânico para a importância da conservação das florestas. Além disso, também desenvolveu atividades sustentáveis junto aos municípios e populações de Feijó, Manoel Urbano e Tarauacá.

O evento ocorre no AFA Jardins – Rua Silvestre Coelho, 200, Bosque, das 8h às 18h.

Resultados – Entre os diversos resultados obtidos pelo projeto, alguns dos mais importantes são: o aumento de 240% da renda média bruta dos seringueiros envolvidos na empreitada, que produzem sua seringa de forma responsável e sustentável; a manutenção dos estoques de pirarucu (Arapaima Gigas) em Feijó – produção também sustentável, garantindo a conservação da espécie e a geração de renda para grupos de pescadores; e a realização de processos de Educação Ambiental, que envolveram 170 professores e beneficiaram 2.500 alunos.

Outro grande resultado do Protegendo Florestas/ Sky RainForest Rescue foi o seu programa de certificação, que concedeu benefícios financeiros para os produtores rurais que reduzissem o uso de fogo em suas propriedades. Mais de 2,3 mil famílias foram certificadas em Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano. Por conta desta ação, na área do projeto ocorreu o aumento de 17% das áreas de agrofloresta – o que significa que ali passou a ser praticada uma agricultura mais harmônica com a biodiversidade amazônica e menos danosa ao Meio Ambiente.

A parceria WWF, Sky e Governo do Acre também permitiu a criação do Sistema de Serviços Ambientais do Acre (Sisa) e do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Debate e seminário – A programação divulgada pelos organizadores contempla três momentos: um seminário técnico, que tem como objetivo discutir os resultados do projeto, as percepções dos públicos participantes dele e as possibilidades de ações futuras; um debate mais ampliado, de teor mais político, com a presença de autoridades que visa aprofundar as discussões feitas anteriormente; e, ao fim do dia, uma programação cultural, com exposição de fotos das atividades do projeto e apresentações musicais.

Para o coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, Ricardo Mello, este evento é importante por marcar um novo ciclo de trabalho entre o WWF e o Governo do Acre. “O Protegendo Florestas teve início em 2009; agora estamos renovando nossa parceria, mostrando ao Estado do Acre nosso comprometimento e dizendo que queremos melhorar tudo aquilo que já foi feito”, declarou.

Desenvolvimento Sustentável – Para o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Carlos Edegard de Deus, a parceria Acre-WWF é importante porque possibilita a ocorrência de um trabalho integrado. “Com isso, otimizamos tempo e esforço para atingir um objetivo comum, que é o desenvolvimento sustentável na floresta. Além disso, a parceria nos traz uma grande expertise e nos dá muito potencial de articulação e mobilização junto à sociedade”, contou o secretário.

Para a gestora de programas do WWF/Inglaterra Sarah Hutchison, a parceria entre WWF-Acre permitiu o surgimento de uma série de iniciativas inéditas e pioneiras. “A maneira com que o Governo do Acre trabalhou os serviços ecossistêmicos, concedendo benefícios financeiros para os produtores que manejassem suas fazendas de modo sustentável, é exemplar. Este alinhamento, do mundo das finanças com o mundo da natureza, pode transformar o modo como pensamos o desenvolvimento na Amazônia hoje e nos deixar mais próximos de uma economia de baixo carbono”, afirmou a gestora. O WWF/Inglaterra foi um dos apoiadores do Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue.

Sair da versão mobile