Até o final deste ano, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa) deve inaugurar o Impostômetro em Rio Branco. O painel será fixado na sede do órgão. A data de inauguração ainda não foi divulgada.
O mecanismo, criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, calcula os tributos federais, estaduais e municipais e é atualizado em tempo real no endereço eletrônico www.impostometro.com.br.
Uma rede automatizada recebe os dados de todo o país e informa os valores em um painel. O presidente da Acisa, Celestino Bento, explica que o Impostômetro alerta a população sobre altos tributos.
“Com o Impostômetro a população terá consciência do que está pagando e do que o governo arrecada, para cobrar também um retorno disso. Acredito que esse ano nós vamos concluir esse projeto”, esclareceu.
Diversos órgãos do governo enviam os dados para o sistema do Impostômetro. Todas as fontes são oficiais, portanto, não há especulações. Tudo é calculado: impostos, taxas e contribuições, multas, juros e correção monetária. “A principal fonte é a Receita Federal, através da Associação de São Paulo”, acrescentou Bento.
Segundo o presidente do órgão, o valor dos impostos pagos pelos acreanos desde o primeiro dia deste ano ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão e 500 mil nesta terça-feira, 19.
Curiosidade sobre o Impostômetro – Todos os valores projetados são enviados e somados antes do Réveillon. À meia noite do dia 1º de janeiro, o painel zera e recomeça a contagem: a cada fração de segundo, é adicionada uma quantia do volume total que foi previsto.