Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com estoque reduzido, Hemoacre pede doação de sangue do tipo negativo

 Com o aumento na demanda de pacientes com sangue do tipo RH negativo, o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) ficou reduzido. Por esse motivo, o órgão tem feito um chamamento de doadores de sangue do tipo negativo.

“Esses sangues com RH negativo são muito raros. Já estávamos trabalhando em um estoque baixo. Nos últimos dias, tivemos um aumento de pacientes com esse tipo sanguíneo. Então, nosso estoque, que já era reduzido, ficou escasso”, explicou a gerente de Assistência à Saúde do Hemoacre, Elba Oliveira.

Segundo Oliveira, a equipe de captação trabalha com chamamento de doadores também pelo telefone. Porém, a cada dez ligações, apenas quatro doadores comparecem ao centro.

Apesar da necessidade de sangue do tipo RH negativo, todos os tipos de sangue são necessários. “Estamos numa posição mais confortável nos outros tipos de sangue, mas toda doação é bem-vinda e ajuda a abastecer o hemocentro”.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelo responsável, pesar no mínimo 50 quilos e levar documento oficial com foto.

“Fazemos um cadastro e o doador vai passar por todo o processo de entrevista e triagem clínica. Após a triagem, o enfermeiro vai verificar se ele tem condições de ser um doador de sangue ou não”, disse Oliveira.

O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, Bosque, ao lado do Teatrão. O horário de atendimento é das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sábado.

 

Sair da versão mobile