Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dos mais de 1,3 mil casos notificados de zika vírus no Acre, apenas 2% deles foram confirmados

 A edição de número 17 do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 5, apontou que foram notificados 1.383 casos suspeitos de zika vírus. Desses, 23, que corresponde a 2% foram confirmados pelo laboratório de referência e 1.335 (97%) estão em investigação, aguardando confirmação ou descarte. O documento destaca que os casos de dengue, chikungunya e zika tiveram uma redução de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O boletim aponta que dos 24 casos confirmados laboratorialmente de zika, 23 são autóctones, ou seja, quando a doença é contraída dentro do município de residência. Referente aos casos de dengue, o documento ressalta a notificação de 7.896 casos suspeitos, mas apenas 12% deles foram confirmados.

Os registros, em 2015, de dengue chegavam a 11.212 casos suspeitos, 4.597(41%) dos quais confirmados.

Já a quantidade de casos de febre chikungunya chegou a 992 casos suspeitos no Acre. Das 809 coletas realizadas no Estado, 367 amostras foram encaminhadas ao laboratório de referência da Região Norte, o Instituto Evandro Chagas (IEC), e 442 para o laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

A redução do número de casos deve-se ao controle da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças, por meio de atitudes simples como a eliminação de possíveis criadouros, como calhas, vasos de plantas, pneus, recipientes de bebedouros e geladeiras, por exemplo.

Atualmente, a Vigilância Epidemiológica existe em 19 municípios considerados infestados pelo Aedes.

Microcefalia

Ao todo, em 2016 foram notificados 34 casos de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central. O acumulado de casos de 2015 e 2016 somam 45 casos, desses 41 residem no Estado do Acre, três do Estado de Rondônia e um caso do Amazonas.

Dos 41 casos residentes no Estado do Acre, 30 casos foram descartados por investigação clínica – epidemiológica e/ou laboratorial, 9 estão sob investigação e 2 foram confirmados. Dos casos descartados 22 são do município de Rio Branco, um de Feijó, um de Tarauacá, dois de Porto Acre, um de Epitaciolândia, um de Cruzeiro do Sul e 2 de Sena Madureira.

 

 

 

Sair da versão mobile