Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudantes do Ifac vivenciam história e arte do Acre em passeio na Capital

Estudantes do Campus Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal do Acre – IFAC vivenciaram uma manhã diferente nesta sexta-feira, 1º de julho. Cerca de 40 alunos do integrado ao ensino médio participaram de uma viagem no tempo, em um passeio pelos principais pontos culturais, político e religioso no centro de Rio Branco. A atividade foi conduzida pelo professor de história, João Cabral, acompanhado dos professores Douglas Marques (música), Bruno Parreira (arquitetura) e Ueliton Santana (arte).

O passeio teve início na Praça da Revolução, onde os estudantes conheceram as histórias por trás do local e dos monumentos ali expostos. O professor Ueliton falou sobre o monumento Mapinguari em homenagem ao povo acreano, a estátua de Plácido de Castro e o painel do artista Hélio Melo.

Em seguida, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré os visitantes conheceram a história da construção do local e o estilo arquitetônico no qual foi baseada. Outro local visitado foi o Memorial dos Autonomistas onde ouviram a explanação do professor João Cabral sobre o movimento político que culminou na elevação do Acre como Estado brasileiro.

No Palácio Rio Branco, o grupo foi guiado pelos estudantes da Ufac, Welington Gomes e Rosa Tais. A construção impressionou os visitantes. O professor Bruno Parreira falou sobre os dois monumentos em frente ao Palácio que representam a fertilidade feminina e a virilidade masculina, sendo elas a fonte luminosa e o obelisco, respectivamente.

A Praça dos Povos da Floresta, do Mercado Velho, a Passarela Joaquim Macedo e mosaicos na travessa de acesso à passarela Joaquim Macedo também foram visitados. O passeio foi finalizado na Gameleira, ponto inicial da história da cidade, segundo o professor Cabral.

De acordo com o docente, a proposta do projeto é proporcionar aos estudantes uma compreensão mais aprofundada da história acreana através das visitas aos locais históricos e do caráter interdisciplinar da atividade que envolveu professores de história, artes e arquitetura. O projeto se chama ‘O olhar sobre a formação histórica de Rio Branco’.

A estudante do 3º ano do curso Técnico de Desenho em Construção Civil, Márcia Eduarda, disse que já havia visitado os mesmos lugares antes. O diferencial deste passeio, segundo a aluna, foi a presença de professores de outras disciplinas. “Em escolas anteriores onde estudei eu já tinha feito essa visita ao Palácio, ao Memorial dos Autonomistas e até mesmo à Gameleira, mas foi diferente de agora, porque não tinha tido essa integração da História com a Arte e com a Arquitetura, principalmente, porque o nosso curso é direcionado para isso. Então ter todo esse contexto histórico com a arte e com a arquitetura está sendo muito enriquecedor”.

Também da turma do 3º ano de Desenho em Construção Civil, a aluna Vitória Lopes avaliou a atividade como positiva por proporcionar a visita aos ambientes e a integração das matérias. “Na sala de aula você fica só na imaginação, não tem a visualização completa daquilo. A gente estuda com imagens, mas é muito diferente de você estar no ambiente, permanecer naquele lugar e olhar ele de todos os ângulos. Com essa integração dessas matérias, história, arte, arquitetura, a união de tudo isso é diferente porque na sala de aula eu tenho a presença de só um professor e não de todos ao mesmo tempo”.

Sair da versão mobile