Mais três pessoas da mesma família tiveram a contaminação por doença de Chagas confirmada. No total, 13 familiares estão internados no Hospital Geral do município de Feijó desde a última quinta-feira, 14, segundo a unidade de saúde.
A Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou os diagnósticos. Antes dos exames, as pessoas contaminadas já estavam tomando remédio para tratar a doença.
Segundo a diretora do hospital, Edicineide Souza Pinheiro, as treze pessoas são moradores do Seringal Miraflor, localizado no km 60 da rodovia BR – 364. Uma equipe de vigilância de Rio Branco deve visitar a comunidade para verificar a existência de outros casos.
Em março deste ano, um casal, morador da comunidade rural do município de Rodrigues Alves, morreu após tomar açaí contaminado pelo barbeiro. Francisco Costa, de 18 anos e Celiana Silva, de 17, tiveram o diagnóstico confirmado no dia 11 de março.
Na época, duas irmãs de Costa também foram diagnosticadas com a doença. Uma delas ficou internada mais de um mês e ficou com uma lesão no coração , por causa da doença.
Doença de Chagas
A doença de Chagas é uma doença tropical parasitária e transmitida pelas fezes do inseto ‘barbeiro’. A transmissão ocorre através das fezes do inseto depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. Várias pessoas têm sido contaminadas pelo açaí quando o babeiro se mistura aos grãos e acaba sendo moído junto com o fruto. (Com informações do portal G1/Acre)