Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ifac inaugura estande no Campus do Agronegócio da Expoacre 2016

O Ifac inaugurou na tarde de segunda-feira, 25, o estande no Campus do Agronegócio na Expoacre 2016. O espaço é destinado a oferta de cursos e apresentação de pesquisas desenvolvidas no Ifac Campus Baixada do Sol nas áreas de agroecologia e aquicultura. O estande está aberto à visitação durante todo o dia, até a sexta-feira, 29, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Durante a inauguração do estande do Ifac, estiveram presentes o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, a reitora, Rosana Cavalcante dos Santos, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese, a diretora do Campus Baixada do Sol, Hévea Maciel além de servidores, estudantes e produtores.

A inauguração contou com a apresentação cultural do docente de música do Campus Baixada do Sol, Douglas Marques, que aqueceu o público interpretando, à voz e violão, canções como “Vida de Gado” de Zé Ramalho, “20 e poucos anos” de Fábio Jr e “A Noite” de Tiê, entre outras nacionais e internacionais.

A diretora do Campus, Hevea Maciel, iniciou a inauguração falando sobre a satisfação de estar representando o Instituto levando para o público os resultados de pesquisas e experimentos. Ela destacou a oportunidade oferecida pelo evento no sentido de proporcionar a integração entre a pesquisa aplicada e a extensão.

A reitora, Profa. Rosana, também ressaltou o mérito do evento para o Ifac que contribui com uma programação educativa, associando a prática em uma unidade experimental, haja vista que os estudantes do Campus estão tendo aulas no local no período desta semana. Ela também agradeceu a todos os envolvidos na organização e nas atividades do estande do Ifac como as pró-reitorias de Pesquisa (Proinp) e de Extensão (Proex) e o Campus Baixada do Sol.

Durante a inauguração do espaço a reitora anunciou a assinatura de um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap) que possibilitará ao Ifac utilizar a área do Campus do Agronegócio durante todo o ano para realizar aulas práticas e pesquisas, além de cursos de formação inicial e continuada, entre outros. “É uma parceria muito exitosa com a Seap que é materializada agora nesse espaço e poderá beneficiar todos os campi”, declarou.

O pró-reitor de Pesquisa, Pedro Plese, ressaltou a importância desta parceria que pode trazer bons frutos para o estado. “O termo de cooperação vai ser feito com a SEAP para que a gente utilize durante todo o ano essa área do Campus do Agronegócio e as áreas onde estão sendo plantadas também, tanto para o ensino quando poderemos trazer os nossos alunos, como para os docentes estarem desenvolvendo pesquisa ou extensão e para oferecermos cursos para produtores”, explicou.

O secretário da Seap, José Carlos Reis, falou da satisfação em firmar parceria com o Ifac e que o espaço do Campus do Agronegócio foi pensado conjuntamente para abranger as instituições parceiras. Ele afirmou estar otimista com o momento e com as perspectivas para o setor produtivo no Acre.

Logo após as falas, todos os presentes foram convidados a degustar os “fishburgers” produzidos pelos alunos do curso de beneficiamento de pescado, ministrado pela equipe do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (Nupa).

 

Sair da versão mobile