6 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ifac treina equipe que vai operar o primeiro Planetário Móvel do Estado

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
21/07/2016 - 21:23
Ifac treina equipe que vai operar o primeiro Planetário Móvel do Estado
Manda no zap!CompartilharTuitar

Integrantes do projeto do Planetário Móvel do Ifac participam desde segunda-feira, 18, de um treinamento para a operacionalização e apresentação das sessões no planetário. A capacitação é ministrada pelos acadêmicos de Física da UERJ e ‘planetaristas’ da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Bruna Senra Faria e Leandro Soares Faria. Cerca de 16 pessoas participam do treinamento que ocorre no Campus Baixada do Sol até o dia 21 de julho. O planetário móvel do Ifac é pioneiro no Acre e um dos poucos da região norte.

A capacitação está sendo feita com estudantes dos cursos técnicos integrados dos campi de Rio Branco e de Licenciatura em Física do Campus Sena Madureira. Há também a participação de acadêmicos de Física da Universidade Federal do Acre. O treinamento aborda temas como os planetas, evolução estelar, mitologia grega, missões espaciais, história da aeronáutica no mundo, e vários outros relacionados a astronomia.

Os ministrantes do curso que viajam por todo o Brasil com o planetário móvel da OBA e atendem cerca de 30 mil alunos por ano trouxeram suas experiências para compartilhar com o grupo. A “planetarista” Bruna Senra compartilhou alguns relatos dos cinco anos de “estrada”. “Nosso planetário funciona há alguns anos e eu e o Leandro acabamos adquirindo uma experiência muito boa com o nosso trabalho de passear por vários estados, conhecer culturas e públicos diferentes. Com isso adquirimos uma didática mais elaborada, uma cabeça mais aberta para planejar as sessões, considerando como cada público deve ser atendido, quais são as prioridades, o que querem ver e quais as carências deles de conhecimento sobre astronomia”, contou.

Além do know-how, Bruna e Leandro também auxiliam a equipe do planetário do IFAC com materiais que podem ser exibidos nas sessões como vídeos e softwares que eles utilizam no planetário da OBA.

O professor Cleyton Assis, um dos responsáveis pela iniciativa, explicou sobre o caráter multidisciplinar do planetário e as possibilidades de ensino que ele oferece. “No planetário podemos projetar conteúdos de astronomia, e fazer com que a astronomia possa permear outras disciplinas, basta que a gente encontre ou produza material que possa ser projetado na tecnologia fulldome que ele exige”, explicou. O docente contou ainda sobre a expectativa de incentivar os estudantes a participarem das olimpíadas de robótica, física e astronomia, disciplinas que o planetário pode abordar.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O estudante do 2º ano do Integrado do Campus Rio Branco, João Vitor, demonstrou entusiasmo com o projeto. Ele contou que é apaixonado por astronomia e pretende seguir os estudos nesta área. “Mesmo antes de entrar no Ifac eu já gostava muito de ler sobre astronomia, sobre os astros, fenômenos físicos que acontecem. Então eu sempre fui muito ligado nisso e agora, com o planetário, aumentou ainda mais a minha vontade de aprender”, compartilhou.

Divulgação científica – O planetário, pioneiro no Acre, adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado Sibá Machado, com apoio da Proex e gerido pelo Campus Rio Branco tem o objetivo de promover a divulgação científica e o acesso à informação por meio de exibições de sessões educativas, inicialmente nos campi do Ifac. A proposta inclui ainda exibições em eventos científicos e em escolas das redes públicas e privadas no estado.

“O planetário já é um sonho de muito tempo no Ifac”, afirmou a reitora do Instituto, Rosana Cavalcante dos Santos. Ela, a pró-reitora de Extensão Substituta e a diretora Geral do Campus Baixada do Sol, Hévea Maciel, acompanharam o grupo em uma exibição no planetário que encantou a todos.

A reitora contextualizou sobre a iniciativa do projeto por iniciativa dos professores Cleyton Assis e Fábio Storch, em 2014, e a busca pelo recurso que pudesse torná-lo realidade. Ela falou da importância do projeto para o Ifac e para o Acre. “A importância do planetário para a instituição é enorme porque são várias áreas de estudo dentro dele que podemos explorar. Então vai ser uma forma lúdica de ensinar, e como ele é único no Acre, a gente já está se planejando para vários eventos científicos”, explicou.

COL 1 - planetario - FOTO ASCOM IFAC 2

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Familiares e amigos de Rafael Frota realizaram manifestos

Próxima Notícia

Sesc realiza Mostra Pedagógica de Violão e Guitarra neste sábado

Mais Notícias

Ifac oferta 50 vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol; veja como se inscrever
Destaques Cotidiano

Ifac mantém abertas inscrições para seleção de assistente pedagógico da UAB com bolsa de R$ 1,5 mil

06/07/2025
Natal altera funcionamento de serviços públicos, bancos e shopping; confira
Destaques Cotidiano

Empresários de Rio Branco veem instabilidade econômica como ameaça ao consumo, aponta pesquisa

06/07/2025
Eric Land e Wesley Safadão encerram Expoacre Juruá 2025 neste domingo em Cruzeiro do Sul
6º destaque

Eric Land e Wesley Safadão encerram Expoacre Juruá 2025 neste domingo em Cruzeiro do Sul

06/07/2025
Tancredo Neves, Alto Alegre e Cidade do Povo foram os bairros que mais registraram casos de dengue em 2022
Destaques Cotidiano

Acre registra mais de 9 mil casos prováveis de dengue até junho; crescimento de 136% em relação a 2024

06/07/2025
Projeto de lei prevê pena de homicídio para aborto após 22 semanas de gestação; entenda
2º destaque

Acre tem aumento de 300% nas mortes violentas sem causa esclarecida, aponta pesquisa

06/07/2025
Acre segue em alerta para aumento de casos graves de vírus respiratório entre crianças, aponta Fiocruz
4º destaque

Casos de síndrome gripal e respiratória somam mais de 16 mil no Acre no primeiro semestre de 2025

06/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Sesc realiza Mostra Pedagógica de Violão e Guitarra neste sábado

Familiares e amigos de Rafael Frota realizaram manifestos

STF nega pedido de Cunha para suspender depoimentos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre