Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 55% dos comerciantes não vislumbram contratações para 2º semestre, diz Fecomercio/AC

Pelo menos 56% dos comerciantes locais não vislumbram a possibilidade de novas contratações para o segundo semestre de 2016, segundo estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomercio/AC) por meio do Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). O levantamento foi realizado entre os últimos dias 5 e 12 de julho, junto a 412 empresários, que atribuíram o resultado ao cenário negativo para o mercado de compra e venda no período.

Mesmo diante da situação, aproximadamente 41% dos comerciantes estão confiantes em melhoria das vendas até o final deste ano, de modo que 3% não se manifestaram a respeito da pesquisa. Dos otimistas, 83% acreditam em contratação de até seis pessoas e outros 12%, em um número ainda maior de novos funcionários.

Além disso, 43% do comércio local não demonstra interesse em contratar temporariamente até dezembro de 2016, e apenas 30% dos empresários demonstram vontade em contratar sob regime temporário. Destes, 40% acreditam na necessidade de contratar entre outubro e dezembro.

A pesquisa avaliou, ainda, que 81% dos 412 contatados descartam a possibilidade de melhora no mercado acreano em decorrência dos efeitos da crise brasileira. Outros 71% acreditam numa piora quanto às vendas nas datas festivas, considerando o comportamento observado no primeiro semestre.

 

Sair da versão mobile