Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre diminui 1 cm por dia e seca preocupa população

 Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Acre diminui em média 1 centímetro por dia. Nesta segunda-feira, 11, o manancial atingiu 1,83 metros, 33 centímetros do nível mais baixo em 45 anos, quando começou a ser monitorado. Em 2011, o rio ficou com 1,50m de profundidade. A seca histórica vem preocupando a população rio-branquense.

As previsões climáticas para a semana continuam sem variação. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a forte massa de ar seco predomina no Estado, dificultando a formação de nuvens de chuva.

A previsão é de muito sol e temperaturas elevadas. A umidade do ar deve atingir valores abaixo dos 35% em algumas regiões do Acre. O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista, diz que as previsão não são animadoras e que o rio pode atingir a marca histórica de 1,50m antes de setembro.

ABASTECIMENTO

O risco de racionamento de água em Rio Branco é iminente. O Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) já estuda um esquema de controle no abastecimento.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, contou que a partir desta segunda-feira, 11, o órgão vai fiscalizar os bairros durante o abastecimento de água, na tentativa de evitar desperdícios.

“Aqui em casa já conversei com todo mundo. Estamos economizando água para evitar desperdício. Tenho consciência da situação de seca que estamos vivendo”, disse a dona de casa, Liberdade Silva.

PEDIDO DE SOCORRO

Uma placa escrita ‘socorro’ foi colocada no meio do rio, nas proximidades da ponte metálica. O autor é desconhecido, mas internautas afirmam que a placa é uma forma de denunciar e chamar atenção das autoridades e população para o lixo que se acumula pelas águas.

O internauta Eugenio Costa comentou em uma foto de pneus e entulhos no rio. “Cadê os órgãos competentes que não veem isso? Se convocasse a comunidade para realizar mutirão junto com os órgãos competentes, com certeza, muita gente iria ajudar por amor ao nosso querido Rio Acre”.

 

 

Sair da versão mobile