Conscientizar, mudar atitudes, traçar diretrizes para um planeta sustentável, harmônico e saudável. Esse é o objetivo da ONG GarisNat ou Garis da Natureza, idealizada pela professora Lucinea Wertz. A primeira Assembleia Geral e de fundação acontece neste domingo, 24.
A ideia de criar uma Organização Não Governamental (ONG) veio dos alunos da professora Lucinea. Os projetos envolvendo o plantio e cultivo de árvores regionais despertou nos jovens a vontade de levar para toda a comunidade conhecimentos sobre o meio ambiente.
Os Garis da Natureza, como são chamados, já plantaram mais de duas mil árvores em todo o Estado. “Quando surgiu a notícia de que o Acre ficou em último lugar de todos os estados da Amazônia em questão de arborização, meus alunos me ligaram e decidimos fundar a ONG”, contou a professora.
Em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, a ONG GarisNat irá desenvolver diversas atividades como plantio de árvores, criação de um viveiro educacional, palestras, campanhas de conscientização nas escolas e faculdades, além de incentivar o interesse pela preservação do meio ambiente, entre outros.
“A ideia é dar prioridade as árvores regionais, como o jambeiro. É uma fruta gostosa e que dá pra plantar, por exemplo, no Parque do Tucumã, onde há circulação de muitas pessoas. Elas podem pegar uma sombra ou parar e comer uma fruta”, explicou.
A professora convida toda a comunidade a vestir a camisa da GarisNat. Os interessados em ser um membro ou sócio efetivo devem participar da Assembleia que acontece neste domingo, 24. O endereço é Rua Buriti, nº 238 – Bairro Jardim Alah.
“Não é uma ONG somente para alunos e jovens, mas para todas as pessoas que querem mudar sua consciência sobre como cuidar do planeta”, concluiu a idealizadora do projeto.