O nível do Rio Acre se aproxima da marca mais baixa já registrada na história em Rio Branco – 1,50 metros, em setembro de 2001. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, o manancial atingiu 1,55 metros nesta segunda-feira, 25.
De acordo com o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, a previsão é que o rio alcance a marca história até esta sexta-feira, 29 de julho. Ele afirma que o manancial tem descido aproximadamente 2,5 centímetros por dia.
O monitoramento da Defesa Civil trabalha em cima de três eixos: focos de incêndio, saúde da população e abastecimento de água. O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, destaca que as queimadas ainda estão acontecendo de forma exagerada.
Neste final de semana, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 90 ocorrências de incêndio florestal. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), nesta terça-feira, 26, a temperatura pode alcançar 36ºC. Não há previsão de chuva. O índice de umidade relativa do ar é muito alto 35%.
Seca do Rio Acre
A seca do Rio Acre levou o Governo do Estado a assinar um decreto de situação de emergência no ultimo dia 7 de julho. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e também dizia respeito a outros municípios que também estão sofrendo com a estiagem.