Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre se aproxima de marca histórica e já registra 1,74 metros

O nível do Rio Acre está apenas 24 centímetros acima da marca histórica mais baixa já registrada em Rio Branco – 1,50 metros, em setembro de 2011. Na manhã desta segunda-feira, 18, o manancial estava com 1,74m.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil Estadual o nível das águas diminuiu 10 centímetros em três dias. Na sexta-feira, 15, o nível era de 1,84 m, e até esta segunda-feira, 18, a marca registrava 1,74m.

As informações do Corpo de Bombeiros não são animadoras. A expectativa para os próximos dias e meses é que o nível continue baixando. Estima-se que o Rio alcance a marca de 1,25 metros em setembro, período mais crítico durante a estiagem.

O major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros explica que pequenos volumes de chuva não influenciam no nível do manancial. A previsão de chuva para os próximos dias está abaixo da média com apenas 5% a 10% de probabilidade. “Se chover poucos milímetros não tem nenhuma significância para o nível do rio”.

Previsão do Tempo

De acordo com a Divisão de Meteorologia e Climatologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) as temperaturas devem permanecer amena nos próximos dias. Uma massa de ar quente e seco atingirá o estado. Não há previsão de chuva em nenhum município do Acre. Na região do Baixo Acre a previsão é de mínima de 16ºC e máxima de 29ºC.

 

Sair da versão mobile