O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM/RJ) declarou ontem, 20, que descontará o salário de deputados federais que faltarem, sem justificativa, às sessões de votação no plenário da Casa, no mês de agosto. De acordo com ele, a finalidade é garantir quórum adequado para as votações no período que antecede as eleições municipais.
“É óbvio, pauta marcada, o deputado tem que estar presente, em qualquer trabalho é assim. Se você marcou uma data para que os deputados estejam aqui para votar, é importante que todos votem”, disse o parlamentar, ao comentar sobre as matérias a serem votadas.
“Existem matérias importantes de interesse do Palácio do Planalto, como o pacote de medidas econômicas, e também colocar em pauta o processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Portanto, todos os deputados estão convocados a participar das sessões”.
Outra determinação do novo presidente diz respeito ao número de sessões a serem realizadas no próximo mês. Ele marcou sessões de segunda a quarta-feira. Em setembro ele acredita que serão reduzidas mais ainda.
“Acredito que, no mês de agosto, a gente tenha alguma condição de fazer três vezes por semana. Quando chegar setembro, em cima da eleição, é mais difícil três vezes na semana”, disse.