O Sebrae, que este ano comemora 25 anos de existência no Acre, e o Governo do Estado do Acre, realizam a maior feira de negócios e entretenimento do Estado, a Expoacre, que acontece entre 23 a 31 de julho no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A Feira reúne expositores diversos da classe dos Pequenos Negócios e proporciona orientações e dicas, de profissionais capacitados, sobre os serviços oferecidos pelo Sebrae ao pequeno empreendedor e ao potencial empresário.
O Espaço Sebrae terá como uma de suas novidades neste ano o SebraeLab – que tem como slogan “Get Out The Box” (Saia de Dentro da Caixa), um programa que visa atender de forma personalizada as empresas que buscam inovação ou pretendem desenvolver uma ideia de negócio e o Concurso Gastronômico Sabores do Acre, que irá eleger o melhor prato feito a partir da proteína animal. Outra novidade é o Minimercado Modelo, com o que há de mais moderno em conceitos e tecnologia aplicada ao varejo, aliado a dicas de especialistas e apresentação de estratégias para ser sucesso em vendas.
O Espaço da Moda vai mostrar a importância do processo criativo na confecção de peças e produtos competitivos, haverá desfile de moda e sorteios de brindes para os presentes. O Salão Conceito oferecerá serviços de higiene e beleza e referências de infraestrutura adequada para quem deseja abrir seu próprio salão.
Na Feira, no dia 27 – às 20h, será lançada pelo Sebrae e a Junta Comercial do Estado, a Rede Simples, que vai facilitar a abertura de empresas em cinco dias sem burocracia. A instituição também vai dar continuidade a sua tradicional Feira de Artesanato – que chega neste ano a sua 10ª edição.
Salão Conceito – Espaço destinado à realização de eventos, oficinas, orientação técnica e palestras para empreendedores do ramo da beleza.
Concurso Gastronômico – Será realizado durante a Expoacre 2016, o 1º concurso gastronômico – Sabores do Acre em parceria com Governo do Estado (Anac, Setul, Gabinete da primeira-dama). Conta ainda com apoio das empresas (Dom Porquito, Peixes da Amazônia, Acreaves e Cordeiros da Amazônia).
O concurso visa incrementar o fluxo comercial entre fornecedores de proteínas locais com restaurantes; diversificar o mix de produtos dos restaurantes, divulgar e promover os restaurantes no maior evento do Estado, além de incentivar a inovação através de eventos durante a referida Feira.
SebraeLab – Pela primeira vez, será divulgado na Expoacre, novo espaço do Sebrae para atendimento empresarial, o foco do espaço é auxiliar o empresário a testar processos inovadores ou novos produtos para o mercado utilizando pouco ou nenhum investimento. No atendimento o empresário recebe testes de mercado e aplica com seus clientes para verificar sua aceitação, antes de realizar o investimento. A iniciativa faz parte de projeto piloto no Brasil, seu lançamento contou com a participação de dois diretores do Sebrae Nacional, e atualmente recebe uma média de 60 empresas com ideias de negócios. Este modelo de atendimento foi solicitado por vários estados do Brasil e será disponibilizado ainda em 2016.
SuperMini – Será apresentado pela segunda vez na Expoacre, o modelo para minimercado e mercearias, que tem como objetivo oferecer aos empresários e empreendedores a experiência prática dos mais modernos conceitos de exposição e inovações utilizadas neste segmento. Neste projeto estarão presentes de forma didática o layout, iluminação, tecnologias, marketing sensorial, etc. Este é um segmento crescente no varejo: o mercado de vizinhança.
Padrão da Moda – Pelo segundo ano consecutivo o espaço Padrão da Moda trabalha boas práticas de Gestão Visual de Loja (merchandising) tendo como exemplo o varejo da moda (confecção, calçados e acessórios). Nesse mesmo espaço, diversos empreendedores estarão promovendo seu negócio.
Nos dias 27 e 28/07 a coordenadora de Comércio do Sebrae Nacional, Wilsa Sette, estará no Acre para conhecer esses estandes e fazer reuniões com a gerência do Sebrae e empresários.
Projeto Artesanato Sustentável – Será realizada na Expoacre a 10ª Edição da Feira Estadual do Artesanato, que deve reunir artesãos de 145 municípios de todo o Brasil. Ao todo, cerca de 90 artesãos irão expor e comercializar seus produtos.
O evento é realizado pelo Sebrae/AC e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios) e prefeitura de Rio Branco, objetivando divulgar e comercializar produtos artesanais dos artesãos.
Na feira será possível adquirir arte indígena, utilidades domésticas, brindes corporativos, artigos para jardim, cama, mesa, banho, peças decorativas, produtos para todos os bolsos, gostos e usos.
Entre os expositores teremos artesãos premiados em nível nacional, como é caso do prêmio TOP 100 que em sua terceira edição contemplou três unidades produtivas do Acre, evidenciando assim a melhoria e evolução do segmento, perseguindo a profissionalização dos artesãos do Acre.