Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesi comemora 70 anos no país como referência em serviços de SST

No Acre, instituição já realizou mais de 50 mil atendimentos somente nessa área

O Serviço Social da Indústria (Sesi) completa 70 anos no país neste 1º de julho de 2016, comemorando o fato de ser a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho (SST). É o que mostra levantamento do Instituto FSB Pesquisa com 500 médias e grandes empresas feita entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016. O Sesi foi apontado espontaneamente como referência no tema por 20,5% dos gestores entrevistados.

De acordo com a superintendente do Regional Acre, Giselia Belmina Beserra, esse resultado é fruto do trabalho da instituição que, desde a sua fundação, vem se empenhando em aumentar a competitividade da indústria por meio da oferta de serviços de qualidade em saúde e segurança no trabalho. Criado em 1946 com o objetivo de promover o bem-estar dos trabalhadores e contribuir para a produtividade da indústria, atualmente o Sesi está presente em todo o Brasil, com 749 unidades fixas e 423 móveis.

“No Acre, nos últimos dez anos, já realizamos 54 mil atendimentos somente na área de SST. Registramos, ainda, 36 mil matrículas na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA); 9,8 mil em educação básica; 34 mil atendimentos em ginástica na empresa; e 417 mil atendimentos em Ações Globais”, enumera.

De acordo com o diretor de operações do Sesi Nacional, Marcos Tadeu de Siqueira, nos últimos anos, a instituição vem intensificando ainda mais essa linha de atuação. “Estamos promovendo serviços de consultoria, cursos e treinamentos, avaliação do ambiente físico da empresa com identificação de situações de risco e elaboração de plano de ações com medidas para eliminar ou reduzir riscos de acidentes”, afirma.

Pela passagem de seu aniversário, a instituição foi homenageada em sessão solene no Congresso Nacional, no último dia 30 de junho. Em seu discurso, o diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi, destacou as conquistas e as contribuições para a indústria. “Além da excelência na educação e na área de Segurança e Saúde do Trabalho, contribuímos para a redução dos afastamentos. Para isso, foram estruturados programas de promoção de ambientes de trabalho seguros e consequentemente, temos profissionais mais produtivos”, disse.

 RESULTADOS – Em 2015, o Sesi atendeu mais de 1 milhão de trabalhadores em serviços de saúde e segurança e promoção da saúde. Entre os serviços nacionalmente prestados estão consultorias em SST, campanha de vacinação e consultas médico-odontológicas.

RESULTADOS DO SESI/AC EM 2005/2015

 

– 2 unidades operacionais fixas (Rio Branco e Cruzeiro do Sul)

 

– 6 unidades móveis (Consultório de SST (1), Odontologia (1), Inclusão Digital (2), Cozinha Brasil (1) e Audiometria Ocupacional (1))

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

– 1.658 empresas

– 54.486 trabalhadores beneficiados

 EDUCAÇÃO

– 36.867 matrículas em EJA (alfabetização, ensino fundamental, ensino médio e educação continuada)

– 9.823 matrículas em educação básica (educação infantil e ensino fundamental)

GINÁSTICA NA EMPRESA

– 34.344 atendimentos

AÇÃO GLOBAL

– 139.342 pessoas atendidas

 

– 417.383 atendimentos

Sair da versão mobile