X

A volta por cima

Na Olimpíada que termina neste domingo, com saldo amplamente positivo para os esportes e para o Brasil, a quantidade de imprevistos frustrou muitas previsões.
Apontando para questões ambientais, de mobilidade urbana e de violência, os videntes mais cruéis, especialmente estrangeiros, deram declarações à imprensa condenando os Jogos de 2016 ao fracasso. O saldo das três semanas de competição calou essa turma – da qual se espera a devida retratação.

Língua solta
Causando grande desconforto no judiciário o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal afirmou que a Lei da Ficha Limpa “parece ter sido feita por bêbados”. Mendes poderia enxergar a Ficha Limpa por lente oposta, destacando mais suas qualidades do que eventuais imperfeições. Não só porque aquele texto legal nasceu de amplo movimento popular contra políticos que delinquem com dinheiro público, mas porque decisões do TSE, que o próprio Gilmar preside e onde bêbados não julgam, já deram integral respaldo à mesma Lei.


Odail Araújo comemorando aniversario ao lado dos amigos e da família. Parabéns!

O preço da cela
Antes das Olimpíadas de 2020, o Brasil vai bater a Rússia e ficar com a medalha de bronze, entre países com maior número de presos no mundo. Segundo o último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, o País tem 622.202 detentos. Essa turma aqui cresce e custa caro – cerca de R$ 1 bilhão por mês.

Bondade para os pobres
Depois de ganhar na marra o mandato de Dilma O governo Michel Temer prepara um pacote de bondades na área social para aliviar o peso que o ajuste fiscal terá na imagem do governo nas camadas mais pobres da população. o Ministério do Desenvolvimento Social prepara linhas de crédito para beneficiários do Bolsa Família, manutenção do pagamento por até dois anos para quem conseguir emprego e prêmio em dinheiro às prefeituras que mais emanciparem famílias. O pacotão social de Temer terá início logo depois do julgamento de Dilma Rousseff e começará pelo programa “Criança Feliz” — que prevê o acompanhamento de bebês do Bolsa Família.

O nome da esquerda
Ainda é cedo para discutir a eleição de 2018. Como a jornalista Renata Lo Prete vem dizendo, mal sabemos quem estará em condições jurídicas de ter seu nome na urna eletrônica. Mas já é possível dizer que Ciro Gomes e Marina Silva saíram na frente na disputa pelo legado da esquerda brasileira. Cada um representa uma ala da esquerda e uma atitude frente ao Lulismo.

Ficha limpa
A decisão do STF de que apenas as Câmaras Municipais têm competência para julgar contas de prefeitos provocou reação dos tribunais de contas, que, em muitos casos, dividiam essa função com o Legislativo. O novo entendimento afeta diretamente a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que determina a inelegibilidade, por oito anos, de candidatos que tiveram suas contas rejeitadas.

A última caneta
Ao final do processo de impeachment, todos os senadores terão que assinar a sentença de Dilma Rousseff decretando a perda de seu mandato. Para variar, já há no PT um movimento para que os senadores do partido não assinem a peça.

Holofote
Em cadeia nacional de rádio e TV, o presidente interino Michel Temer usará o pronunciamento do Sete de Setembro para projetar as ações do governo. A mensagem terá também um pouco do que foi feito nos 100 dias a frente do poder. É a primeira vez que ele vai falar com todos os brasileiros. Vai destacar também o aumento de 12,5% no Bolsa Família mostrar que o governo continua entregando imóveis no Minha Casa Minha Vida dando continuidade ao programa.


Baile do Rubi

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) e a Caixa de Assistência do Acre (CAAAC) realizaram, na sexta-feira (19/08), no Maison Borges, o 9º Baile do Rubi. O evento compõe uma das programações alusivas ao Mês do Advogado.
Com a colaboração de Ana Ferreira Decoração, o Buffet Pão de Queijo e Renata Peiró Cerimonial, a Ordem não deixou a desejar e ofereceu aos participantes um ambiente elegante, refinado e aconchegante.
A festa, que contou com um público de quase 500 pessoas, foi animada ao som da banda Hits, com a cantora local Iana Sarquis e com a banda Agitus, de Porto Velho (RO).


Roberto Duarte, Marcos Vinícius e Paula Martinello


Thiago Poersch, Luiz Saraiva, Marcos Vinícius, João Paulo Setti e Erick Venâncio


Presidente da OAB-AC, Marcos Vinícius e Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Rodrigo Aiache


José Denis, Marina Belandi, Marcos Vinicios, Cláudia e Cícero Sabino


Ferdinando Neto e Marcos Vinícius


Degmar, Marcos Vinícius e Minoru Kinpara


Antonina Nina e Sergio Quintanilla

A Gazeta do Acre: