X

Gazetinhas 04/08/2016

*Polícia neles!

*Agora os piromaníacos, insensatos, inconsequentes que insistirem em atear fogo pela cidade serão conduzidos à Delegacia de Flagrantes…

*Podendo até permanecerem presos, além das multas, caso seja flagrado o incêndio ilegal.

*Bom, bom, muito bom.

*Em meio ao aumento estarrecedor do número de ocorrências de queimadas urbanas (300% a mais em relação ao ano passado)…

*Aumentar o rigor na punição, talvez, seja a única maneira capaz de promover a “mudança cultural”, agora na marra (!), e coibir tamanha irresponsabilidade.

*Afinal, ações de conscientização e alertas não faltaram.

*O Dim, fino e perspicaz que é, já soltou a campanha paralela a do governo no face:

* “Não coloque fogo no mato, coloque no seu rabo!”.

*Valei-me!

*Educação francesa, né?

*Ririri.

*Mas, tá valendo!

*Na volta dos trabalhos do Legislativo estadual, deputado Jenilson Leite, do PCdoB, apresentou uma proposta interessante, mas polêmica, e que deve render um bom debate.

*Ele propôs a disponibilização de cotas regionais para estudantes acreanos que querem ingressar na Ufac, principalmente em cursos mais concorridos, como Medicina e Direito.

*Huum.

*Voltou ousado, hein, deputado?!

*A argumentação do parlamentar, segundo ele apoiada pelo movimento estudantil, é de que os estudantes locais estão sendo prejudicados pela concorrência de fora…

*E que a maioria das vagas dos cursos mais concorridos está sendo ocupada por alunos de outros Estados que, quando acabam o curso, acabam voltando para as cidades de origem…

* “Nos deixando sem profissionais para atuar aqui”, pontuou Jenilson.

*Até que faz sentido.

*Porém, contudo, todavia, aquela velha indagação de sempre:

*Será o sistema de cotas a solução mais correta, coerente e justa para corrigir distorções que estão na base da cultura e da educação acreana/brasileira?

*Conseguiremos promover “condições de igualdade” para nossos estudantes apelando para soluções que, por outro lado, possam instituir uma concorrência bairrista e, de certo modo, também desleal?

*É preciso pensar mais a fundo sobre isso.

*Mas, em se tratando de melhorias na Educação, o debate é sempre oportuno.

*Na editoria policial, a notícia sobre a transferência de um líder da quadrilha “Bonde dos 13” para cumprir pena em presídio fora do Estado.

*Mais uma entre as ações prometidas pela Secretaria estadual de Segurança, no Plano Tático Operacional, para coibir a ação de facções criminosas no Acre.

*É isso aí.

*Os recursos são poucos, os desafios, muitos.

*Mas, vamos em frente.

A Gazeta do Acre: