X

Servir de inspiração

O Estado comemora hoje mais um aniversário do que ficou marcado como o Começo da Revolução Acreana, que em pouco mais de seis meses conquistaria este pedaço da Amazônia Ocidental dos domínios da Bolívia.

Embora tenham sua importância na liderança do movimento, é sempre conveniente lembrar que esta conquista teve a participação decisiva do povo que pegou em armas para conquistar este território, na época os imigrantes nordestinos ou seringueiros.

É uma história bonita, singular mesmo, se comparada com a de outros estados brasileiros, que precisa ser lembrada sempre e que deve servir de inspiração para os tempos atuais. Ou seja, a verdadeira história deve ser sempre construída com a participação popular.

A partir desse pressuposto, o Acre tem todas as condições de se firmar como um Estado importante. Também com a participação decisiva de seu povo, a partir da década de setenta soube resistir à devastação de sua floresta que, ao contrário do que se pregava, constitui hoje seu maior patrimônio.

Basta saber explorar com inteligência e racionalidade seu imenso cabedal de recursos naturais, como se vem fazendo, atualmente, com vários projetos em andamento.

A Gazeta do Acre: