Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aliado do consumidor, site Reclame Aqui recebe queixas online

 Nem sempre reclamar de um produto ou serviço diretamente com a empresa resolve o problema do consumidor. O site Reclame Aqui funciona como uma ouvidoria e tem feito muitas empresas repensarem a maneira como atendem os seus públicos.

O Reclame Aqui é um grande aliado do cliente, nele é possível reclamar de todo tipo de serviço. O site disponibiliza também um ranking, que indica quais as empresas e instituições mais reclamadas.

“É um canal de comunicação entre o consumidor e o fornecedor. Toda reclamação que o consumidor faz a cerca de um produto o site informa essa reclamação para o fornecedor”, acrescentou o diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BrasilCon), Leonardo Garcia.

O diretor destaca que muitas vezes o consumidor tem dificuldade de entrar em contato com a ouvidoria do fornecedor e, por isso, procura o canal de reclamação. “Além disso, o site é uma forma do consumidor externar o seu problema. As pessoas pesquisam no Reclame Aqui, por exemplo, antes de fazer uma compra online”.

A média de espera para receber a resposta da queixa registrada pelo cliente varia de acordo com a demanda/interesse da empresa. “Eu já vi muitos fornecedores que sequer responderam a reclamação, mas já vi fornecedores que respondem no mesmo dia”, contou Garcia.

Reclame Aqui de serviços públicos

Agora, também é possível alertar as autoridades federais sobre problemas no serviço público. Lançado recentemente, o Reclame Aqui concentrará queixas online do cidadão sobre serviço público.

As reclamações serão encaminhadas automaticamente para a Ouvidoia-Geral da União. Na lista de instituições que estão na mira do canal estão universidades federais, Anvisa e os ministérios. As mensagens devem ser respondidas em até 30 dias.

Para fazer uma reclamação no canal o cidadão deve acessar o endereço eletrônico www.reclameaqui.com.br. Após realizar um cadastro, selecione a opção “reclamar de serviços públicos”, procure o serviço e cadastre a reclamação.

Sair da versão mobile