Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após dia de chuva, Rio Acre sobe 3 cm em Rio Branco

 Após mais de um mês de seca, o calor deu uma trégua aos rio-branquenses. A chuva que atingiu vários municípios nesta terça-feira, 10, resultou no aumento de 3 centímetros no nível do Rio Acre na Capital. Segundo informação do Corpo de Bombeiros, choveu 10,6 milímetros somente em Rio Branco.

Desde o último dia 16 de julho, o nível do manancial começou a baixar diariamente até esta terça-feira, 9. “Tivemos uma chuva significativa e isso foi muito bom para o rio porque choveu na extensão do Rio Acre”, disse o major Cláudio Falcão.

A forte chuva também caiu em Sena Madureira, Assis Brasil, Porto Walter, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Somente em Cruzeiro foram contabilizados 24,6 milímetros de chuva, fazendo o Rio Juruá subir 3 centímetros.

“Essa chuva é muito boa porque melhora nosso clima e a questão dos incêndios ambientais. Então, são boas notícias”.

Apesar de as notícias serem positivas, a previsão para os próximos dias não são animadoras. O major lembra que o período de estiagem deve continuar até o final de setembro deste ano.

“A previsão que tínhamos para esta quinta-feira, 12, já mudou e possivelmente não teremos essas chuvas que estavam previstas. Essa previsão, então, fica somente para o dia 18 de agosto. Continuamos em situação de emergência e com o mesmo alerta para a população”, lamentou Falcão.

Racionamento de água

Segundo o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), uma nova bomba flutuante deve ser instalada até sexta-feira, 12, na tentativa de continuar evitando o racionamento de água na Capital. Além disso, uma nova adutora deve ser construída. A ideia é manter o volume de água acima de 500 litros na ETA I e acima de 900 litros na ETA II para que não haja racionamento.

 

Sair da versão mobile