Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após subidas contínuas, Rio Acre desce 8 centímetros em 24 horas

 O nível do Rio Acre na capital continua preocupando. Após subir até 40 centímetros na ultima semana, as águas do manancial voltaram a descer desde quinta-feira, 18. Nesta segunda-feira, 22, o rio registrou 1,43 metro, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.

Segundo o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, a falta de chuvas significativas causou a diminuição no nível do rio. Neste domingo, 21, choveu apenas 2 milímetros, quantidade insignificante. Uma chuva considerável é acima de 10 milímetros.

Na última quarta-feira, 17, o rio atingiu uma das maiores marcas deste mês e registrou 1,72 m. Desde quinta-feira, 18, as águas estão baixando continuamente. Após descer 17 centímetros, o rio marcou 1,51 no domingo, 21 de agosto.

Apesar da diminuição no nível do rio, uma chuva registrada no município de Assis Brasil deve aumentar de 3 a 4 centímetros o rio em Rio Branco entre quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25.

Falcão lembra que o período de estiagem ainda não terminou e que as previsões de chuva não são animadoras. “Nós temos previsões apenas de chuvas fracas”, lamentou o major.

Queimadas

Devido às últimas chuvas, o índice de focos de calor reduziu, impedindo a incidência de queimadas. Desde janeiro deste ano foi registrado 1.659 focos, entre queimadas urbanas e rurais em todo o estado.

Vale lembrar que cidadãos flagrados realizando queimadas ou desmatamento ilegal serão autuados e terão suas áreas embargadas, como previsto em lei. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e demais órgão promovem ações educativas e repressivas sobre os perigos das queimadas.

 

Sair da versão mobile