Os atentados em represália à morte de um jovem de 18 anos em troca de tiros com a Polícia Militar na terça-feira, 16, continuam acontecendo. Ao menos 16 ataques foram registrados entre quarta e quinta-feira, 18, em todo o estado. Em 48 horas, a polícia prendeu 34 pessoas suspeitas de envolvimento nos incêndios.
Ações criminosas foram registradas nos municípios de Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Sena Madureira e em Rio Branco. Para combater os ataques criminosos, a forças policiais do Estado deram início a uma Operação Integrada na tarde de quarta-feira, 18.
“Nós ontem à noite tínhamos 373 homens nas ruas. No final no dia fizemos uma operação dentro do Presídio Francisco de Oliveira Conde, isolamos lideranças, tiramos os celulares para fundamentar e espelhar a Inteligência. Tivemos 107 quilos de entorpecente apreendidos e três pessoas presas, esses entorpecentes tem haver com pessoas que estavam dando ordem desses atentados”, relatou o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.
O secretário disse que três ataques criminosos marcaram a última noite na capital acreana: o incêndio de um quiosque localizado no Canal da Maternidade, um incêndio em um ônibus da Segurança Pública e um veículo parcialmente queimado. Além de duas tentativas de incêndio, em uma residência de um policial e em uma ponte do bairro Taquari.
Farias garante que a polícia estará forte e contundente nas ruas para combater o crime organizado. “Quem ameaçar desestabilizar o Estado pode encontrar medidas muito duras pela frente. Se nós precisamos extrair pessoas para outras unidades da federação, nós vamos extrair. O Estado não se curva ao bandidismo, não se curva a ameaça de intimidação”.
Comandante desmente boatos
O comandante da Polícia Militar, Júlio Cesar, desmentiu mensagens que estavam sendo divulgadas nas redes sociais como o toque de recolher. “A população tem que entender que ela não esta sendo ameaçada. O que esses criminosos buscam são bens materiais e objetos a margem e que podem ser destruídos. Mesmo o acontecimento na casa do policial, esses criminosos não enfrentam”, enfatizou.
Senador Guiomard tem prejuízo de mais de R$ 1 milhão
Também ligado à onda de ataques ocorridos na capital acreana, seis ônibus escolares e ao menos dois caminhões foram incendiados na madrugada desta quinta-feira, 18. Além disso, depredação de imóveis públicos também foi registrado.
Segundo o prefeito James Gomes o prejuízo contabilizado no município é de quase R$ 1,5 milhão. Os ônibus estavam estacionados no pátio da Secretaria de Educação Municipal e, mesmo com um vigia no local, nada pode ser feito.
Escola em Cruzeiro do Sul é incendiada
A Escola Infantil e Fundamental Maria de Nazaré Lima, no bairro da Baixa em Cruzeiro do Sul, pegou fogo na tarde desta quinta-feira, 18. As crianças que estavam no prédio foram retiradas com ajuda de moradores. Ninguém ficou ferido.
Ainda não há confirmação de que o incêndio tenha ligação com a onda de atentados que estão ocorrendo desde quarta-feira, 17. Segundo o delegado responsável pelo caso, Alexnaldo Batista, os indícios levam a crer que o incêndio foi criminoso. Porém, é preciso esperar o resultado da perícia criminal.