A morte de um policial militar Alexandre Aparecido, após uma abordagem a três pessoas no bairro Novo Horizonte, em Rio Branco, na manhã de segunda-feira, 15, causou a indignação dos deputados estaduais. Durante sessão na Assembleia Legislativa na manhã de ontem, 16, os parlamentares cobraram uma resposta efetiva por parte do Governo do Estado.
O deputado Antonio Pedro (DEM) lamentou o ocorrido e pontuou mais uma vez sobre o aumento da violência em todo o Estado. “A população vive apreensiva com essa crescente onda de violência. Ninguém se sente mais seguro nem em sua própria casa. Uma pena que estamos nos tornando refém dessa situação. É triste ver uma pessoa de bem como este policial, que saía de casa todos os dias para proteger muitas outras pessoas, tenha tido o final de vida dessa forma. Meus sentimentos a família”.
O deputado Gerlen Diniz (PP), por sua vez, frisou ser necessário que o Estado tenha pulso firme na resolução da questão, pois, segundo ele, daqui a uns dias até a própria polícia estará a mercê dos bandidos.
“A sociedade não vê a polícia como aliada, mas como um adversário. A população precisa se aproximar e ser parceria das polícias. Policial é um cidadão que sai todos os dias para trabalhar sem ter a certeza que vai voltar. É preciso que a cúpula da Segurança Pública, que o Estado contenha essa situação, pois o que não pode acontecer é que até a própria policial fique refém dos bandidos”.
Diniz sugeriu, ainda, que os policiais passem a filmar as abordagens como forma de se precaver em situações que obedecem a um padrão. “Sugiro que as policiais passem a filmar as abordagens para que tenham provas para se defenderem das acusações nas ações que obedecem a um padrão. A vida humana para aqueles que mexem com drogas não tem o menor significado”, disse.
Por fim, o deputado Jenilson Leite destacou que “a sociedade perde quando um profissional da Segurança Pública morre de forma tão trágica”. Ele ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado nessa pasta.
“Na medida em que a violência aumenta em nossa cidade, também aumenta as ações por parte do governo no sentido de controlar essa situação. É obvio que sempre é necessário melhorar, mas o governador Tião Viana tem trabalho isso. Tem equipado nossas polícias, tem bem buscado melhor a estrutura. Porém, é lamentável perder policial nessa circunstância, sem sombra de dúvidas”, finalizou.