Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Diap divulga lista dos ‘Cabeças’ do Congresso em 2016; Jorge Viana é o único do Acre na lista

 O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) dos deputados e senadores divulgou na quarta-feira, 3, uma lista dos parlamentares que mais tiveram influência no Congresso Nacional, no primeiro semestre de 2016.

O primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT/AC) foi o único parlamentar acreano, no Congresso Nacional, a ser citado na lista. Ele foi considerado um dos 100 ‘cabeças’ que, segundo o Diap, caracterizam um protagonismo pela capacidade de debater, articular e conduzir votações. A habilidade atribuída ao senador acreano foi de articulador.

Segundo definição da Diap, os ‘Cabeças’ do Congresso Nacional são atribuídos aos parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Apenas os parlamentares que estavam em efetivo mandato é que foram avaliados, referente ao período de fevereiro a julho de 2016.

Entre os 100 parlamentares que comandam as decisões no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, atual oposição, ao qual é filiada à presidente da República afastada, Dilma Rousseff, e o PMDB, atual base, partido do presidente interino da República, Michel Temer, e do Senado, Renan Calheiros (AL). Está na 3ª posição o PSDB, que é o segundo maior partido da base do governo.

O primeiro em número de bancada parlamentar na Câmara dos Deputados, o PMDB, é o segundo em influência na elite. E o PMDB, além de segundo em influência na Câmara dos Deputados, possui a maior bancada de parlamentares do Senado Federal.

O PSDB ocupa o 3º lugar em número de parlamentares na Câmara e a 2ª maior bancada no Senado, à frente do DEM, que está na base de apoio do governo Temer e figura em 4º lugar entre os ‘Cabeças’. No Senado, o DEM possui quatro senadores e, destes, apenas dois estão entre os ‘Cabeças’ de 2016. São, respectivamente, os senadores José Agripino Maia (RN) e Ronaldo Caiado (GO).

Já a oposição ao governo interino conta 35% da elite, e é liderada pelo PT, com 14 parlamentares, seguido do PCdoB, com 6, e empatados com quatro parlamentares cada estão o PSol e o PDT. A Rede da ex-senadora Marina Silva figura com três parlamentares.

 

Sair da versão mobile